FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Outubro Rosa

Artigos


Um outubro rosa, para que todos os meses sejam de muita saúde

03/10/2017

 
A primavera é a estação do ano marcada por lindas flores. Prestando atenção à natureza, percebemos que vivemos num manancial de riquezas, cheio de sentido e significado, mas que deve nos trazer um convite permanente à reflexão. Nesse sentido, o mês de Outubro também traz sua cor e, com ele, desde a década de 90, outro símbolo vem se juntando às flores para marcar, com sutileza, a importância da ação do Laço Rosa, representativo desse período.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de sensibilização contra o câncer de mama. Uma iniciativa de extrema importância, pois tem como objetivo alertar as mulheres e toda sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras, que ocorre, infelizmente, ainda por falta de orientação. A cada 24 segundos, uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2016, nosso país registra cerca de cinquenta e sete mil casos novos por ano. Por isso, a informação é tão importante e essa campanha vem justamente para estimular essa prevenção.

A Lei 11.664/2008 garante a todas as mulheres, com mais de 40 anos, o exame mamográfico, de forma gratuita, no Sistema Único de Saúde (SUS). Manter os exames em dia, visando ao diagnóstico precoce, assegura uma melhor qualidade de vida e aumenta as chances de cura da paciente.

Entretanto, sabemos que não é fácil conciliar o trabalho da roça, o cuidar do lar e tantos outros afazeres com o cuidado com a saúde. Porém, vale lembrar: VOCÊ é muito importante e o cuidado consigo mesma é essencial. A campanha é em outubro, mês da primavera, mas o cuidado com a saúde deve ser lembrado o ano todo, para que estejamos bem nas quatro estações.

Um simples toque, pode salvar sua vida!

Por: Diretoria de Política para Mulheres da FETAPE



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3622 2848 | 3621 6422 | 3621 6435 | 3621 4352