Apresentação

A Escola Nacional de Formação Político e Sindical da Contag (Enfoc) se constituí como um espaço de debates e reflexões políticas sobre a prática do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR, com o objetivo de fortalecer e qualificar a ação dos dirigentes, lideranças e assessores/as sindicais.

A principal característica da Enfoc é o favorecimento da pluralidade de idéias, pela construção coletiva do conhecimento, autocrítica, troca de experiências e partilha dos saberes. É um espaço que colabora com a transformação política, e a busca de novos sonhos, possibilitando, assim, um processo de reflexão e aprimoramento dos conhecimentos.

O referencial político da Escola é baseado no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, que representa a visão de mundo da classe trabalhadora camponesa, bem como a luta contra hegemônica aos modelos de desenvolvimento. Esse Projeto almeja a construção de uma sociedade justa, soberana, democrática e solidária.

O estado de Pernambuco, desde o ano de 2008, institucionalizou este espaço formativo, tendo sido realizadas três turmas do Curso Estadual de Formação, por onde já passaram 150 educandos/as, que hoje são os/as multiplicadores/as da concepção formativa nos dez Polos Sindicais. Além desses multiplicadores/as que viveram a experiência do curso estadual, a Fetape conta com vinte e oito (28) educadores/as, que concluíram os cursos nacional e regional, para fortalecer a ação formativa do estado; e, com a Equipe Pedagógica, que tem o papel de subsidiar, construir e propor os processos formativos, em conjunto com a Diretoria de Organização e Formação Sindical.

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
organizacaoeformacao@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3622 2848 | 3621 6422 | 3621 6435 | 3621 4352

Desenvolvido pela Prática