FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


De tijolo em tijolo, a Fetape constrói a

27/12/2017



Ao assumir, em 2014, o compromisso com a luta permanente em defesa do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural , a atual Direção da Fetape se organizou a partir de um Planejamento Estratégico, que deu conta também da necessidade de uma série de ações relacionadas a sua organização interna. Entre essas, estava a qualificação das estruturas físicas de sua sede e Polos Sindicais visando ao melhor atendimento dos seus Sindicatos filiados e do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.  Nesse sentido, as obras do novo prédio da Fetape, no Recife, estão aceleradas e a inauguração está agendada para o primeiro semestre de 2018, marcando um novo momento na caminhada da Federação no estado.

O processo de construção da nova sede foi iniciado logo depois que o Conselho Deliberativo da Fetape aprovou, por unanimidade, em julho de 2016, a proposição da Direção da Federação de demolir o antigo prédio para dar lugar a um novo, com térreo e mais três pavimentos, com mais condições para uma melhor acolhida dos trabalhadores e trabalhadoras; mas também um espaço estratégico de articulações para o avanço de conquistas voltadas para a agricultura familiar.  A sede da Fetape tem sido, historicamente, um local de debates importantes com parceiros e lideranças sindicais e políticas, nos níveis nacional, estadual, regional e municipais, na busca de saídas para os desafios enfrentados pelas populações do meio rural. Na ocasião, foi encaminhado, ainda, que essa ação ocorreria numa grande parceria entre a Federação e os seus Sindicatos filiados.

 “Só estamos conseguindo realizar esse sonho, porque contamos com a parceria dos nossos Sindicatos. Essa nova sede atende a uma demanda antiga do Movimento Sindical Rural. Além disso, estamos melhorando a estrutura física dos nossos Polos nas regiões, contribuindo para que os espaços sejam adequados para o trabalho das nossas lideranças sindicais”, afirma a diretora de Finanças e Administração, Cícera Nunes.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, conta que a nova sede é fruto de muita luta e de muita unidade na caminhada, e que simboliza o cuidado que o Movimento Sindical Rural tem com os trabalhadores e trabalhadoras rurais.  “O nosso desejo é atender da melhor forma possível a nossa gente. Um local onde eles realmente se sintam acolhidos. Afinal, a Fetape e os Sindicatos são a casa do homem e da mulher do campo”, afirma.

Atualmente, a Fetape está com uma sede provisória em Carpina, local onde também funcional o Centro Social Euclides Nascimento e o Polo Sindical da Zona da Mata Norte.  




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317