FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Encontro Estadual de Reforma Agrária encerra com fortalecimento do diálogo com o poder público

03/08/2018



Carpina, na Mata Norte, sediou o Encontro de Reforma Agrária do Estado do Pernambuco, realizado nos dias 31 de agosto e 01 de julho, que contou com a presença de 128 participantes, entre trabalhadores e trabalhadoras rurais, acampados/as e assentados/as do Programa Nacional da Reforma Agrária, bem como de dirigentes sindicais de Pernambuco.

A atividade teve realização da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto de Terras do Estado do Pernambuco (Iterpe) participaram do evento. O Secretário de Política Agrária da CONTAG Elias D' Ângelo também esteve presente nos dois dias da atividade.

O primeiro dia do encontro estabeleceu um diálogo com os acampamentos. Na ocasião, os acampados e acampadas trouxeram suas demandas. Com isso, a direção de obtenção do INCRA nacional se comprometeu, junto com a Superintendência do Instituto em Recife, em priorizar o atendimento do que foi reivindicado, em especial, nos engenhos de Catende, na Mata Sul, e na Usina Maravilha, na Mata Norte.

No segundo dia, foi a vez dos assentamentos trazerem suas reivindicações. A Divisão de Desenvolvimento do Incra Recife esteve presente e também apresentou as ações que vêm sendo realizadas e as propostas para o futuro, principalmente no que diz respeito às ações do Incra itinerante.

“Esse foi um encontro muito positivo, com muita participação. A presença do Incra e do Iterpe nos possibilitou tirar encaminhamentos, principalmente no quesito da obtenção de terras. E com o levantamento das prioridades, o Incra fará as avaliações dessas áreas. Estabelecemos um bom diálogo para caminhar com essas questões aqui no estado”, pontuou Maria Givaneide Pereira, Diretora de Política Agrária da FETAPE.

Em sua programação, o encontro também debateu a conjuntura politica e agrária no Brasil e em Pernambuco, destacando os desafios para implementação e consolidação da Política Nacional de Reforma Agrária.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317