FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


FETAPE e ENFOC/CONTAG participam do X Colóquio Internacional Paulo Freire

20/09/2018



por Catarina de Angola

Teve início nesta quinta-feira, 20, o X Colóquio Internacional Paulo Freire, comemorativo aos 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido, e com realização do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. O evento acontece em Recife, até próximo dia 22, no Auditório da Faculdade Paula Frassinetti do Recife (Fafire) e no Centro de Educação, na UFPE. Participam do colóquio pesquisadores/as, estudantes, educadores e educadoras populares, integrantes de organizações e movimentos sociais.

O evento objetiva fomentar o diálogo no campo da educação permanente e ao longo da vida, a partir do referencial freiriano; socializar experiências sócio-educativo-culturais, referenciadas no pensamento de Paulo Freire e vivenciadas em ambientes educativos; divulgar resultados de estudos e pesquisas, baseados na obra do pensador e promover o diálogo e a divulgação, em nível nacional e internacional, dos trabalhos e das investigações em educação e cultura.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAPE) e a ENFOC – Escola Nacional de Formação da CONTAG são parceiras na construção do colóquio e participarão na mediação e apresentação de suas experiências.

“Esse é um espaço muito importante para quem milita no campo da formação e da educação popular. E para a gente de Pernambuco é muito significativo. Nos sentimos valorizados/as em ver nosso trabalho sendo partilhando, apresentando a experiência da rede. Certamente nos trará muita luz para o processo de formação que queremos continuar fortalecendo no estado e na FETAPE”, pontua Jenusi Marques, Diretora de Organização e Formação Sindical da FETAPE.

Nesta quinta-feira, 21, a FETAPE apresentará três experiências: a da Rede de Educadores e educadoras populares da ENFOC: a experiência de Pernambuco; Pedagogia do Oprimido e a construção de novas epistemologias: uma abordagem histórica na perspectiva da educação popular e da educação do campo; Educação popular na formação militante: a experiência da Escola Nacional de Formação da CONTAG/ENFOC; Envelhecimento e Educação Popular – Reflexões sobre os tipos de envelhecimentos e a educação popular como instrumento de fortalecimento e emancipação nas resistências do pós-golpe e Envelhecimento, uma questão de classe: uma experiência da educação popular junto a agricultores familiares idosas/os no campo pernambucano, todas as apresentações no Centro de Educação da UFPE.

“Esse é um convite muito especial, em estar comemorando os 50 anos da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Nesse espaço com tantos segmentos da sociedade, cientistas, pesquisadores/as e a com a CONTAG. E estar em uma das mesas é motivo de muito orgulho para mim como agricultor familiar e como diretor da FETAPE”, diz Israel Crispim Ramos, Diretor de Política da Terceira Idade da FETAPE.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317