FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


FETAPE inicia o 10º CETTR e reafirma a defesa da democracia e a luta por direitos

05/06/2018



“Este congresso acontece em um momento de muitos desafios. Um deles é o risco vivenciado pela democracia do nosso país. Precisamos aprofundar esse debate e entender essa situação para que possamos reagir, unificando as lutas”, destacou Doriel Barros, presidente da FETAPE , na cerimônia de abertura do 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR), na noite de ontem (04), em Gravatá.

O Congresso reúne mais de 600 delegados e delegadas de sindicatos  de todo o estado, além de convidados e convidadas. Pela primeira vez na história de 56 anos da FETAPE, o CETTR, maior instância deliberativa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, representa especificamente a categoria da agricultura familiar, e garante a paridade entre homens e mulheres. O evento também tem mais de 20% de jovens inscritos e uma forte representação da terceira idade. 

Este ano, o Congresso homenageia o ex-deputado estadual e líder histórico do Movimento Sindical Rural, Manoel Santos. “Em 1998, quando Manoel assumiu a presidência da Contag,  foi aprovada a cota de 30% de mulheres no Movimento Sindical. Por isso, é muito simbólico que, 20 anos depois, a FETAPE esteja fazendo, pela primeira vez, um congresso no qual a paridade está presente. Talvez esta seja a melhor forma de homenageá-lo, mostrando que uma luta em que ele atuou e construiu se materializou”, afirmou Socorro Silva, educadora popular, viúva de Manoel Santos. 

A mesa da cerimônia de abertura foi marcada por uma mística, que envolveu música e poesia, e contou com a presença de toda a Diretoria da FETAPE, além de diversos convidados, entre representantes de organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais, parlamentares nos âmbitos municipais, estadual e federal, além de representantes do Governo do Estado e  prefeitos. As falas felicitaram a FETAPE pelo Congresso, e reforçaram a defesa da democracia, a liberdade do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e a necessidade de se garantir, nas eleições deste ano, candidatos de esquerda que reforcem a luta por direitos. 

“Nossa democracia foi atacada. Um golpista está governando este país. Michel Temer deu um golpe na presidenta Dilma e vem dando um golpe nos trabalhadores e trabalhadoras. Este ano, as eleições são determinantes para reagirmos aos retrocessos que estamos vivendo. Temos que eleger Lula para devolver ao povo tudo que vem sendo retirado dele. Mas também eleger deputados estaduais, federais e governadores que estejam ao nosso lado, dando sustentação à nossa luta”, afirmou Doriel Barros. 

Aristides Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), reforçou a necessidade de maior alerta da população em relação às últimas medidas do governo de Michel Temer. “Para baixar o diesel, o governo cortou o orçamento social do povo brasileiro, cortou da agricultura familiar. Nós temos que derrotar essa medida provisória, que é mais um golpe. Por que não tirar dos privilégios do Executivo e Legislativo? ”, questionou. 

O 10º CETTR segue até a quarta-feira (06), debatendo as diretrizes e planos de luta do Movimento Sindical Rural para o próximo quadriênio. No último dia, será eleita a nova Direção da FETAPE. Para Cícera Nunes, que encabeça a chapa de unidade, que está colocada para a eleição, esse trabalho coletivo é fundamental. “É nessa perspectiva que estamos construindo, mulheres e homens, uma unidade que fortalece, cada vez mais, o Movimento. É com esse sentimento de unidade que nós entramos na luta e da luta não fugiremos”, afirmou. 

Na abertura também foram lançadas duas de publicações: um vídeo sobre a trajetória de lutas e conquistas das mulheres na FETAPE e uma cartilha que traça a história da juventude sindical no estado.

 

 




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317