FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


FETAPE participa de encontro nacional e discute Educação do Campo

12/06/2018



A FETAPE participa, a partir de hoje, e até sexta-feira, do Encontro Nacional dos 20 anos da Educação do Campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que é realizado pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com o tema: “Educação é direito, e não mercadoria”, a atividade acontece no Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília (UnB).

A Contag é uma das vozes que vão ajudar a qualificar o debate sobre as práticas já desenvolvidas voltadas para a educação do campo e projetar os rumos do Pronera. A agenda do primeiro dia foi iniciada com uma mística encenada por uma das turmas de Licenciatura em Educação do Campo da UnB. Em seguida, houve as boas vindas das instituições apoiadoras do Encontro.

O secretário de Organização e Formação Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva (Guto), enfatizou a importância do movimento sindical no contexto da elaboração e defesa de políticas públicas para a educação do campo. O dirigente também destacou como o golpe parlamentar de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff prejudicou a caminhada nessa área e pediu engajamento de todos os envolvidos. “É preciso que todos nós resistamos para resgatar o nosso espaço de participação popular e os direitos que já conquistamos. Não vai haver retrocesso”, avisou.

Quem também usou o tom de resistência em seu discurso foi Eliene Novaes, responsável pela organização do Encontro e professora da UnB. “As conquistas nos motivam a firmar o pé. Este é um lugar de fala, um espaço de democracia que, com certeza, será bem usado por todos nós ao longo dessa semana”, disse.

O vice-reitor da Universidade Estadual da Bahia, Marcelo Ávila, disse que as ações desenvolvidas pela instituição em prol da educação do campo só foi possível devido à proximidade com os movimentos sociais rurais. “Já formamos mais de 13 mil alunos e alunas e recentemente criamos o mestrado em Educação do Campo. A nossa universidade tornou-se proponente de políticas públicas”, comemorou o acadêmico.

A reitora da UnB, Márcia Moura, alertou para as eleições deste ano. “É preciso ficar atento aos parlamentares que vamos eleger e nos assegurar se eles estão comprometidos com a agenda da educação do campo. Precisamos formar cidadãos e cidadãs na cidade e no campo”, discursou.

Números

O presidente do Incra, Leonardo Góes, frisou a importância do Pronera na promoção ao acesso à educação formal e ao estímulo à fixação do jovem no campo. Ele também apresentou alguns números do Pronera que, segundo ele, confirmam o sucesso do programa. “Foram 170 mil alunos na educação de jovens e adultos, 7 mil beneficiados no ensino técnico, 5,5 mil na graduação e 4 mil na pós-graduação”, elencou.

FONTE: Comunicação CONTAG - Rafael Nascimento
Pequenos acréscimos da Assessoria de Comunicação FETAPE
Fotos: Assessoria da Vice-presidência da FETAPE




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317