FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Nota da FETAPE de repúdio a ação violenta de reintegração de posse em Jatobá

13/09/2018

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Pernambuco (FETAPE) se solidariza com o grupo de famílias de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, que, na madrugada desta quinta-feira (13), foram abordadas de forma truculenta, em suas casas, durante o processo de ação de despejo de suas terras.

A ação da Polícia Federal, em cumprimento a decisão da Justiça, é referente a reintegração dessas terras aos povos indígenas Pankararu, depois de anos de uma batalha judicial. Muitas pessoas da comunidade, entre homens, mulheres, crianças, jovens e idosos, foram despejadas de suas casas e algumas estão feridas, pois ação se utilizou da violência física, balas de borracha e gás lacrimogêneo para sua execução, conforme relato das vítimas.

A FETAPE reconhece o direito à terra da população indígena, no entanto, entende ser necessário que a situação das famílias agricultoras, presentes nas terra há várias gerações, possa ser regularizada sem atos de violência e com um reassentamento dessas pessoas para áreas produtivas, para que possam viver e trabalhar de forma digna, assegurando o sustento de suas famílias.

A Federação está colocando o seu Setor Jurídico à disposição das famílias atingidas para que se cheque a apuração da responsabilidade pelo acontecido junto às autoridades, e também que seja acompanhada a ação de despejo das outras famílias que serão desalojadas nas próximas ações da justiça.

Crédito Fotos: Joelma Gomes
(Momento da notificação)




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317