FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Pernambuco participa do 5ª ENAFOR em Brasília

09/05/2018




Entre os dias 21 e 25 de maio, será realizado o 5º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR/2018), em Brasília-DF. Pernambuco contará com a participação de 45 representantes, de todos os polos sindicais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Pernambuco (FETAPE). O ENAFOR acontece a cada três anos e é um espaço de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que, desde 2005, reflete e impulsiona os processos formativos promovidos pela Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (ENFOC), por sindicatos e federações.


Nesta edição, o ENAFOR traz como tema: “Educação Popular é Resistir, é Transformar”, afirmando a importância de se ampliar e intensificar ações formativas para o fortalecimento das lutas de resistência diante do contexto de desmonte dos direitos e das políticas públicas conquistadas, historicamente, pela classe trabalhadora, com ataques aos direitos individuais e coletivos pelas forças conservadoras que estão no poder desde o golpe de 2016.

“Pernambuco tem se destacado muito com os processos de formação e, principalmente, fazendo isso junto aos polos. Então o ENAFOR é uma oportunidade do estado levar essa experiência, mas também de conhecer outras existentes no Brasil, ´podendo replicá-las por aqui. Destacamos o momento de troca de sementes, que está previsto no encontro. Nele, Pernambuco reafirmará o seu compromisso de valorização da biodiversidade da agricultura familiar”, pontua Adelson Freitas Araújo, Diretor de Organização e Formação da FETAPE.


São diversas experiências de formação de Pernambuco que participarão do encontro. Cada uma com temática diferente da outra, expressando a pluralidade do estado. Há experiências de grupos de mulheres, juventude, mutirão sindical, grupos de estudos sindicais, entre outras. A cada ano, o ENAFOR se consolida como espaço de debates sobre formação política, na perspectiva da educação popular emancipadora.


“Um encontro como esse nos fortalece como rede de educadores e nos possibilita uma troca de saberes riquíssima, que será multiplicada na base a partir das diversas ações formativas. Nos oportuniza ainda fazer uma avaliação crítica de como andam nossas ações e onde precisamos melhorar”, explica Jenusi Marques, diretora de Política para as Mulheres da FETAPE.


O ENAFOR é também espaço de elaboração de estratégias de atuação articuladas à Política Nacional de Formação (PNF), ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que são principais referenciais dos processos formativos do MSTTR.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317