FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Serra Talhada homenageia Manoel Santos e celebra o Dia Municipal do Trabalhador Rural

18/04/2018



Serra Talhada homenageia Manoel Santos e celebra Dia Municipal do Trabalhador Rural

 

Nesta quinta-feira, 19, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, a FETAPE, o Sindicato de Trabalhadores/as Rurais Agricultores/as Familiares (STR) e um conjunto de organizações não governamentais e governamentais realizam missa em homenagem ao ex-deputado estadual e líder sindical Manoel Santos, e em celebração ao “Dia Municipal das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais”. Essa data foi instituída pela Lei Municipal 1.615/2017, em referência ao dia da morte de “Manoel de Serra”, como era mais conhecido. A expectativa do STR é de reunir cerca de 700 pessoas.

Para Flaviano Marcos da Silva (Fabinho), presidente do Sindicato, a nova lei tem um grande significado para os agricultores familiares. “Além de reconhecer a importância dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para o município, ela reconhece a contribuição de Manoel para Serra Talhada”.

A cerimônia terá início às 7h30, na Concha Acústica, no centro da cidade. Ao final, será aberta a Feira da Agricultura Familiar, que permanecerá no local por toda a manhã, mostrando a riqueza da produção agrícola do município. “Serra Talhada ter aprovado 19 de abril, para ser o Dia do Trabalhador Rural, nos deixa muito felizes. É um reconhecimento do itinerário de vida e de luta de Manoel, um serratalhadense que sempre teve amor por sua terra. Quero aproveitar para expressar a nossa gratidão por esse reconhecimento”, afirma Maria do Socorro, educadora e viúva do ex-deputado.

Ela destaca a trajetória desse grande líder: “O itinerário de vida de um ser humano como Manoel Santos, por si só, já foi um grande testemunho de compromisso e de amor pela terra, pela família e pela luta. Ele se dedicou, a vida inteira, a isso, e sempre o fez com muito compromisso e com muita paixão. Dessa forma, deixou uma marca muito forte, não só nas pessoas, mas nas organizações e nas lutas que ele se envolveu ”, afirma Socorro.  

Esse sentimento é compartilhado por Doriel Barros, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e pré-candidato do Movimento Sindical Rural à deputado estadual. “O legado que Manoel deixa é de muita luta e compromisso com a classe trabalhadora, em todos os espaços pelos quais passou: Fetape, Contag. Já na condição de deputado, foi um líder que quebrou preconceitos, no momento em que se elegeu o primeiro trabalhador rural a ter um assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Isso ele  fez com uma forte defesa da dignidade dos agricultores”, destaca.

 Quem também comenta a importância de Manoel para o Movimento Sindical Rural é a sua conterrânea, a diretora de Finanças e Administração da FETAPE, Cícera Nunes: “Seus ideais continuam vivos em nossa luta. Ele deixou ensinamentos importantes, como a simplicidade. Em sua prática, nos mostrou a importância da vivência coletiva, na luta por direitos”.  

História - Negro e agricultor familiar, Manoel Santos começou a trabalhar ainda criança e, na juventude, ingressou no Movimento Sindical Rural. Foi presidente do STTR de Serra Talhada, da FETAPE e da Contag. Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dirigente-fundador do PT em Pernambuco. 

Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com mais de 42 mil votos, sendo reeleito, em 2014, por mais de 55 mil pessoas. No entanto, faleceu no início de seu segundo mandato, deixando a vacância da cadeira não só de representação dos trabalhadores rurais, mas de outras causas na qual militava e construía a política dentro do Movimento Sindical Rural.

 

 

Foto: César Ramos/Contag




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317