FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Artigos


Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de junho

15/06/2021

Por Israel Crispim*

15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa traz uma reflexão que nos leva a observar que o Movimento Sindical Rural, nos três níveis de sua organização ( Contag,  Federações e Sindicatos) ainda tem muitos limites para superar com a política para as idosas e idosos, mas que seguimos na defesa dessas pessoas. Com a pandemia ficou ainda mais evidente a nossa importância para o movimento e a sociedade. É o recurso da nossa aposentadoria, do BPC e o nosso trabalho que está garantindo a vida da maioria das famílias no campo e nas cidades.

Com a pandemia foi devastador a quantidade de idosos que faleceram vítima da Covid-19. Demorou para se chegar a vacina por irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Aumentou significativamente   a violência física, psicológica e financeira. Mas enquanto movimento nos esforçando para tentar conter esses tipos de abusos, especialmente com nossos programas de rádio onde buscamos orientar nossos associados.

Se olharmos as políticas públicas destinada aos idosos são ainda muito frágeis. Por isso nós entendemos que precisar continuar construindo uma política de proteção e cuidado para dentro e fora do movimento. Inclusive rejeitando essa proposta absurda da Organização Mundial de Saúde de classificar a velhice como doença.
A Fetape tem contribuído muito por uma política de valorização dos idosos e idosas do campo, mais sabemos que precisamos fazer muito mais. E faremos.

#VacinaparaTodaseTodos
#PolíticaPúblicaSim
#UseMáscara
#VoltaLula
#Lula2022
#ForaBolsonaro

*Diretor de Política para Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais da Fetape

Por:



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.