6º PNTRR-PE avalia dois primeiros anos da Gestão 2018-2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Avaliar os dois primeiros anos da gestão 2018-2022 da Fetape, ouvir sugestões dos sindicatos rurais para os próximos dois anos e fazer uma análise da conjuntura do país,  em especial, das eleições municipais. Com esses objetivos, foi realizada a 6ª Plenária Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (6ª PNTRR-PE) nesta terça-feira (12), em formato virtual. Participaram do debate 462 delegados e delegadas dos dez polos sindicais do Estado.


O momento de abertura contou com a participação da presidenta da Fetape, Cícera Nunes, do presidente da Contag, Aristídes Santos, do senador Humberto Costa, do presidente da CUT/PE, Paulo Rocha, do presidente da Fetaepe, Gilvan Antunes, do coordenador do MST/PE, Paulo Mansan e do secretário executivo da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco, Gleybson Silva.

 “Esse momento difícil em que vivemos não impediu de construirmos nossas pautas, reivindicarmos nossos direitos e políticas públicas para a classe trabalhadora. Não deixamos de fazer o que tinha que ser feito. Fizemos muitas ações para que possamos fazer com que nossa categoria e nosso povo tenha uma vida melhor. A luta precisa continuar.  Nossos parceiros, parlamentares, não vão nos abandonar.  Por isso, estamos nos articulando cada dia mais”, avaliou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

O presidente da Contag, Aristides Santos, também destacou a reinvenção do MSTTR diante da pandemia do coronavírus. “Tivemos muitas dificuldades pra enfrentar a luta nesse período. Além da pandemia, enfrentamos um governo que dá às costas para a população mais pobre do país, mas, mesmo assim, articulamos o auxílio emergencial. A luta é para permanecer com auxílio, que já foi reduzido para R$ 300,00”, observou o presidente.  

Eleições, pandemia e desafios para o MSTTR-PE - A análise de conjuntura contou com a participação da deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Carlos Veras e o deputado estadual Doriel Barros.

Gleisi Hoffmann destacou aspectos importantes das últimas eleições, a exemplo do avanço do conservadorismo da direita. Lembrou também que embora a esquerda não tenha tido tantas vitórias, houve avanços em disputas importantes no país.  



“Nós saímos dessas eleições ainda com hegemonia do conservadorismo e da direita. O quadro é do campo conservador mantendo a hegemonia política. Do ponto de vista da esquerda, embora não tenhamos tido vitórias eleitorais, o campo da esquerda conseguiu se colocar em disputas importantes. Temos uma base e um caminho para seguir e termos condições de ser alternativa de projeto para o país”, avaliou Gleise Hoffmann.

Enfatizou ainda como o governo federal tem agido diante a pandemia do coronavírus,  com mais de 180 mil mortes no país. “O Brasil foi o país que mais gastou pra enfrentamento da pandemia. Se gastou bem é outra coisa, temos crítica ao que foi feito. Foi muito dinheiro, seja com recursos emergenciais ou por transferências emergenciais. A nossa luta vai exigir muito a nossa organização para enfrentar o próprio Bolsonaro”, disse a deputada federal.

O deputado estadual Doriel Barros falou do momento difícil e de como a situação não deve paralisar a militância do movimento sindical rural. Ele aproveitou e parabenizou a Fetape pela gestão atual.



“O impacto na vida da população mais pobre é um impacto absurdo no emprego, salário, programas sociais. Algo importante pra Fetape, nesses dois anos, foi mobilizar sua base para eleger dois deputados representantes da base. É um valor muito importante que precisamos reconhecer, tanto do ponto de vista sindical quanto partidário. Quando tentaram acabar com a aposentadoria, a Fetape não pensou duas vezes, fizemos vários eventos. É por isso que ela está viva e vai continuar resistindo e propondo”, pontou Doriel barros.

O deputado federal Carlos Veras parabenizou a todos e todas pela participação nas eleições de 2020. “A vitória política surgiu desde o momento em que vocês colocaram as candidaturas e se dispuseram a representar o movimento sindical e defender os direitos da classe trabalhadora. Parabéns a todos nós que fazemos parte da Federação.  Esse projeto do movimento sindical precisa continuar sendo fortalecido. Hoje, a Fetape tem um deputado estadual e federal para aprovar projetos importantes como foi o PAA Emergencial e a Carteira de Habilitação para trabalhadores e trabalhadoras rurais”, disse Carlos Veras.

« Voltar