Envelhecimento saudável e autônomo é tema de Plenária Estadual da Fetape


icone facebook icone twitter icone whatsapp

A 3ª Plenária Estadual da Terceira Idade e Pessoa Idosa, com o tema “Por um envelhecimento saudável, ativo, autônomo e feliz no campo pernambucano”, foi realizada nesta quarta-feira (02), em plataforma virtual. A Plenária foi promovida pela Fetape, por meio da Diretoria de Políticas da Terceira Idade Idosos e Idosas. “A nossa diretoria tem tido essa caminhada de olhar pra o idoso de forma mais humana e mais capacitada. Temos feito esse esforço conjuntamente”, destacou o diretor da pasta, Israel Crispim.

Participaram mais de 60 pessoas, entre idosos e idosas, assessorias, dirigentes sindicais, e parceiros como o deputado estadual Doriel Barros e a vice-presidenta da CUT-PE, Uedislaine Santana.  A presidenta Cícera Nunes participou da abertura e falou da importância dos idosos e idosas do campo na trajetória de lutas do MSTTR-PE.
“A história escrita pela nossa Fetape nos ensina bastante. Tivemos um ano difícil, mas vocês são a esperança de que dias melhores virão. A nossa federação tem reconhecido a contribuição dos homens e mulheres idosos e idosas, e pessoas como Israel, Sebastião, Rita, e outras pessoas não estão com a gente, como Manoel, Vanete, que se foram, nos ensinaram muito”, destacou.

Entre os palestrantes, a Plenária contou com a participação da assistente social e doutora em gerontologia, Sálvea Campelo e Paiva, que lembrou da desigualdade no país e como ela perpassa todo o processo de vida, chegando até a velhice.  “Não tem como pensar que na velhice vamos ser libertados dessa condição de exploração. Hoje, nossa luta tem sido para não retroceder mais do que já retrocedemos. Precisamos fazer valer os direitos que estão no Estatuto do Idoso”, afirmou. Sálvea também apresentou dados de pesquisa, que revelam a grande representatividade da população idosa em relação à população brasileira e a necessidade de construir políticas públicas voltadas para esse grupo.



Outro tema debatido foi dos empréstimos consignados com a exposição da advogada e assessora da Fetape, Inez Belarmino. Ela destacou esse momento desafiador de pandemia para a população idosa, em que o desemprego elevado entre a população mais jovem fez a responsabilidade financeira recair sobre os mais velhos. “Aumentou a violência em mais de 300% contra o idoso. Em tempos de pandemia, o idoso está mais vulnerável. Não houve essa preocupação do governo, nenhuma medida para atender esse grupo que são os mais atingidos”, enfatizou a advogada.

Durante a Plenária também foram apresentadas propostas do Documento Base elaborado por Pernambuco e que será encaminhado para a 3º Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa da Contag, que acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro. Entre as propostas estão, por exemplo, aprofundar a compreensão do Estatuto do Idoso, lutando pela sua efetivação; fortalecer os processos das pessoas envelhecidas no movimento; incentivar a participação política, principalmente, das mulheres envelhecidas; ampliar espaços de diálogos Inter geracionais do movimento; assegurar na política de comunicação do movimento abordagens que dialoguem com as especificidades das pessoas envelhecidas.

« Voltar