Fetape participa de lançamento da Rede de Bancos Populares de Alimentos


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Neste sábado (08) ocorreu o lançamento da Rede de Bancos Populares de Alimentos, uma iniciativa da Campanha Mãos Solidárias e entidades parceiras. A Fetape é uma das instituições que apoiam o projeto de solidariedade que tem atendido famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia.
A Rede de Bancos funcionará ao lado do Armazém do Campo, no centro do Recife. Somente hoje, chegaram do campo 10 toneladas de alimentos produzidos por famílias agricultoras da Mata, Sertão e do Agreste de Pernambuco.

Os alimentos foram recebidos no Banco Mãe e serão distribuídos para os 21 bancos populares de alimentos espalhados por comunidades do Recife e Região Metropolitana. “A solidariedade é uma prova de amor que existe em todos nós. E quem passa fome tem pressa. Nós da Fetape vamos continuar nessa luta com vocês, e por uma agricultura familiar de qualidade. Por que ter saúde, educação, moradia e alimento são direitos fundamentais”, disse a presidenta da Federação, Cícera Nunes.

“Estou me sentindo no paraíso terrestre vendo toda essa produção de homens e mulheres trabalhadoras. Cícera me dizia que no campo a maior produção é feita pelas mulheres”, destacou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva.

O movimento de mobilização e solidariedade de mais de 25 organizações, de agricultores e agricultoras da mata, sertão e do agreste deu o pontapé inicial para a iniciativa. “Nós não podemos nos dar o direito de descansar enquanto alguém passa fome na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país. A gente não tem o direito de ficar tranquilos enquanto alguém passa fome”, afirmou o coordenador da ASA Pernambuco, Alexandre Pires.

O dirigente estadual do MST, Paulo Mansan, disse que essa é uma solidariedade revolucionária. “O nosso espírito também cristão e revolucionário nos obrigou a tomar uma posição e por isso estamos aqui. Só aqui em Pernambuco já estamos chegando a quase 200 toneladas de alimentos. Estamos chegando com os agentes populares de saúde na região metropolitana também”, lembrou Paulo Mansan.

O presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, destacou que a união e o trabalho coletivo precisam continuar, mesmo diante da pandemia. “A gente sonha em transformar esse mundo e não tem pandemônio que vá tirar esse sonho de nós”, enfatizou.

No evento de lançamento estiveram presentes a Fetape, a Articulação Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), MST, assentados e assentadas da reforma agrária, Arquidiocese de Olinda e Recife, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife.

 Banco Mãe, Rua 1º de Março, 34 (entrada pela rua do Imperador Dom Pedro II, ao lado do Armazém do Campo Recife)
 Mais informações: 81 98182-8197
 Para doações em dinheiro:
Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra livre
Banco do Brasil
Agência 0697-1
Conta Corrente 58892-X (outros bancos, substituir o X por 0)
CNPJ 09.423.270/0001-80

« Voltar