FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


 Dia Internacional da Trabalhadora Rural é marcado pela 1ª Plenária Virtual de Mulheres de Pernambuco

15/10/2020



A Fetape, por meio da Diretoria de Política para as Mulheres, realizou a 1ª Plenária Virtual de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares de Pernambuco nesta quinta-feira (15), com a participação de cerca de 150 mulheres de dez Polos Sindicais do Estado. A Plenária aconteceu no dia em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural.

A plenária contou com uma análise de conjuntura que trouxe reflexões sobre o cenário de crise sanitária, econômica com o corte de políticas públicas para o meio rural, e ainda a participação das mulheres na política partidária em ano de eleições municipais. A conjuntura foi realizada pela presidenta da Fetape, Cícera Nunes, a co-deputada estadual, Jô Cavalcanti, da mandata coletiva Juntas (PSOL), e a secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais.

A co-deputada estadual, Jô Cavalcanti, destacou a importância de Pernambuco ter um mandato, pela primeira vez, feminino e feminista à frente da Fetape. “É emblemático ter uma presidenta a frente dessa organização. Somos 52% da população e do eleitorado brasileiro e somos minoria dentro do espaço das instituições. Aumentamos 1/3 o espaço da mulher na política, mas muitas não representam essa luta que estamos encampando a muito tempo”, avaliou.

Em sua fala, a secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais, parabenizou a todas pelo Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural e lembrou da participação das mulheres na produção e comercialização de alimentos no campo. 

"Essa plenária acontece num dia muito especial. Esse dia é muito importante e foi criado para destacar o papel que nós mulheres temos na agricultura familiar. Começo dizendo isso porque as condições de produzir alimentos saudáveis, de se manter resilientes, é tomada por nós mulheres que continuamos assumindo as funções de cuidadoras, e, além disso, continuamos produzindo alimentos. O que nos exige novos esforços para nos manter produtivas na nossa região”, enfatizou Mazé.

Já a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, trouxe dados sobre a presença da mulher na agricultura familiar e o número de sócias nos sindicatos rurais, que é superior ao de homens. “ Em Pernambuco, somamos 123 mil sindicalizadas, o dobro da quantidade de homens. Representamos 67%. Como dirigentes, ocupamos mais de 400 cargos, portanto, somos responsáveis pela sustentabilidade do movimento sindical rural. Porém, precisamos ter uma participação mais ativa e acompanhar as decisões políticas nos sindicatos rurais”, observou Cícera Nunes.

O encontro apresentou a síntese de debates e proposições encaminhados pelos polos sindicais que promoveram suas pré-plenárias. As propostas serão enviadas para a 7ª Plenária Nacional de Mulheres, que acontecerá dias 28 e 29 de outubro. O momento também apresentou um vídeo que reconstruiu o histórico de organização e luta das mulheres rurais em Pernambuco e místicas.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br