FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


"É na ciranda da resistência que fazemos a Rede girar"

17/12/2019



A frase representa a energia e força do 3º Encontro Estadual de Educadoras e Educadores Populares que acontece de 16 a 18 de dezembro no Centro Social da Fetape, em Carpina (PE). A iniciativa promovida pela Fetape e pela Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) encerra as ações da Federação no ano de 2019. 

A trajetória de constituição da Rede, desde o ano de 2006, até a conjuntura atual, foi revisitada pelos participantes a partir da construção de uma linha do tempo. Em um esforço coletivo, educadores e educadoras relembraram acontecimentos marcantes em âmbitos nacional e estadual do campo político e que mudaram a vida do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
“A nossa Rede tem contribuído e inspirado outros processos de formação. Percebemos como nossa caminhada é longa e como se complementa a cada curso. Iremos construir coletivamente os próximos passos dessa Rede”, afirmou a diretora de Organização e Formação, Jenusi Marques.

A Enfoc foi concebida quando o líder sindical de Pernambuco Manoel Santos era presidente da Contag junto com as mulheres do movimento. Desde 2006, já participaram de processos formativos da Rede mais de 750 educadores e educadoras populares de Pernambuco.

“O processo que estamos fazendo com a nossa Rede não para em 2020. Esse processo se dá porque a Fetape enxerga que é preciso dar continuidade a essa escola para que novas pessoas sejam formadas e possam transformar sua realidade. Nós precisamos ter uma sociedade onde todos/as sejam felizes. Os sindicatos, partidos, Igrejas, é importante envolver todos através de nossa ação, fala e prática”, disse a presidenta Cícera Nunes.

Pré-estreias – O Encontro também foi marcado pela pré-estreia de vídeos da série “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, que terá lançamento oficial em 2020 nos canais de comunicação e redes sociais da Fetape. Os áudios visuais sistematizaram a experiência de formação política de mulheres de Pernambuco, através de processo inédito realizado pela Enfoc-PE, através das diretorias de Organização e Formação e de Mulheres. A partir das histórias de vida de três mulheres rurais os vídeos mostram o processo formativo de construção da 6º Marcha das Margaridas, que culminou com a participação de 2 mil pernambucanas em Brasília (DF), no mês de agosto.

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br