FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


11º Encontro da Juventude Rural reuniu 150 jovens no Sertão do Pajeú

03/03/2020



Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março foi realizado o 11º Encontro da Juventude Rural do Polo Sindical do Sertão do Pajeú em Barra Nova, no município de São José do Egito. Com o lema “Juventude Rural, a Hora é Agora”, 150 jovens discutiram sobre temas como a educação no campo, sucessão rural, o incentivo a organização da produção alimentar, o enfrentamento ao machismo, racismo e a homofobia, já que muitos jovens abandonam o campo em virtude de preconceitos.

Outro assunto relevante discutido no encontro foi as eleições 2020 como estratégia central para a consolidação de pautas da juventude no campo, especialmente a sucessão rural. Tendo em vista que muitos jovens migram do espaço rural em busca de oportunidades nos grandes centros urbanos.


A programação também contou com uma análise de conjuntura pela educadora popular e professora da UFCG, Socorro Silva, e pelo diretor de Política para Juventude da Fetape, Antônio Neto. A juventude também participou de oficinas de batucada, comunicação e gênero e sexualidade, além de atividades culturais com apresentações musicais e recital de poesias. O Festival ainda contou com os Jogos Populares da Juventude. “Esse encontro é preparatório para o 7° festival estadual da juventude rural, e o 4° festival Nacional”, explicou o diretor de Política para Juventude da Fetape, Antônio Neto.

Os Festivais nacional, estaduais e regionais são momentos de destacar o protagonismo de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta por políticas públicas de garantia do desenvolvimento rural, sustentável e solidário, com foco na sucessão rural. O Festival Nacional pretende reunir cinco mil jovens em Brasília, com o tema: “Juventude na luta por democracia, soberania, respeito às diversidades, políticas públicas e sucessão rural”.  Já o Festival Estadual acontecerá em Carpina, na Mata Norte, e reunirá cerca de 500 jovens do campo.


Estiveram presentes também ao Encontro a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, a diretora de Organização e Formação, Jenusi Marques, a diretora de Política para Mulheres, Adriana do Nascimento, o deputado federal Carlos Veras e a assessoria do deputado estadual Doriel Barros.

Agende-se para os Festivais em Pernambuco:
Dias: 19 e 20/03
Polo: Agreste Meridional
Cidade: Garanhuns

Dias: 21/03
Polo: Sertão Central
Cidade: Serra Talhada
Dias: 28 e 29/03
Polo: Submédio São Francisco
Cidade: Petrolândia

Dias: 03 e 04/04
Polos: Matas Sul e Norte
Cidade: Carpina

Dia: 26/05
Polo: Agreste Central
Cidade: Caruaru

4º Festival Nacional  da Juventude
Dias: 05,06 e 07/05
Local: Brasília

7º Festival Estadual da Juventude Rural
Dias: 18,19 e 20/06
Local: Centro  Social  de Carpina

 

Fotos: Micheline Américo

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br