FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


3º Conselho Deliberativo da Fetape inicia com análise de conjuntura e perspectivas para 2022

15/12/2021



Políticas e diretrizes construídas coletivamente e junto aos parlamentares orgânicos, avanços e desafios para o ano de 2022. O conjunto das iniciativas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (MSTTR-PE) foram pontos d e destaque na programação do 3º Conselho Deliberativo da Fetape que teve início nesta quarta-feira (15), com transmissão em plataforma digital para delegados e delegadas dos Sindicatos filiados.

O (des) governo Bolsonaro e impactos na produção de alimentos e nas políticas sociais do campo foram destaques nas análises conjunturais realizadas pela presidenta do PT nacional e deputada federal, Gleisi Hoffmann, do deputado federal, Carlos Veras, e do deputado estadual, Doriel Barros.

Gleisi Hoffman destacou a crise que o Brasil enfrenta, principalmente, com a volta da fome e o despreparo do governo federal para lidar com a pandemia do coronavírus. Enfatizou também a eleição de 2022, e como movimentos sindicais e sociais precisam estar preparados para enfrentar um pleito difícil em que Bolsonaro usará fake news para espalhar discursos de ódio e de violência.

“A burguesia está dividida com Moro, Dória, Ciro, mas é possível ganhar, mas temos que nos organizar. Tem que ser disputa de massa com acompanhamento de nossas entidades, movimentos sindicais. Vai ser uma luta para mudar o Brasil. Temos o dever com o povo brasileiro de fazer isso. É um projeto de país para retirar o povo da crise”, avaliou a deputada.



O deputado federal Carlos Veras falou da importância da unidade e da força que tem possibilitado ao MSTTR-PE conquistas como retirar da Reforma da Previdência os impactos que atingiriam a aposentadoria rural. “Foi a luta de cada camponês/na e trabalhador/a, a consciência política e crítica, foi a nossa participação nas assembleias de base que fez a gente superar esses desafios. Vamos trabalhar e dar o melhor pra trazer Lula porque ele representa a volta do estado democrático de direito”, avaliou Veras.

Outras pautas importantes durante o ano de 2021 foram apresentadas como o Grito da Terra Pernambuco. “Nós temos seguido fortes na luta, participando das ações de reivindicações ao governo, como o Grito da Terra. O Conselho é importante para discutirmos quais políticas vamos reivindicar e que ações internas vamos deliberar para o Congresso do ano que vem”, disse a presidenta da Fetape Cícera Nunes.



Para o deputado estadual, Doriel Barros, a Fetape tem exercido um papel fundamental em Pernambuco, um estado que mostra ter uma base social organizada de luta por direitos. “No momento em que os trabalhadores e trabalhadoras mais precisaram, a Fetape esteve na luta. Se hoje temos acesso ainda as políticas públicas devemos ao compromisso da Federação. A pandemia não nos paralisou”, destacou Doriel, afirmando que a grande tarefa do ano que vem é eleger Lula. “Diziam que quem não era letrado não poderia ser presidente. Lula teve oportunidade e mostrou que é o melhor presidente da história desse país”.



Durante o Conselho, os Sindicatos votaram, por unanimidade, o apoio à reeleição dos deputados orgânicos Doriel Barros, como deputado estadual, e Carlos Veras, para deputado federal. “A eleição desses trabalhadores rurais comuns tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa (ALEPE), em um Estado em que história é marcada pela força das oligarquias e pelos latifundiários, é fruto da consciência de classe dos trabalhadores. Pois a partir do momento que um trabalhador vota em outro trabalhador, ele acredita em um projeto coletivo e não na troca de seus votos por benefícios momentâneos”

HOMENAGEM - Neste primeiro dia de Conselho, a diretoria prestou homenagem ao líder sindicalista e ex-presidente da Fetape, José Rodrigues, falecido em 7 de outubro. Um momento de muita emoção que contou com a presença da esposa Georgina e o filho Joelsom Rodrigues. Zé Rodrigues, presente!


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.