FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Assentamentos e engenhos de Barreiros recebem visita de Mutirão Sindical

07/11/2019



Dirigentes e lideranças sindicais da Mata Sul de Pernambuco farão cerca de 300 visitas às famílias agricultoras da região

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (MSTTR) sempre esteve atuante na Mata Sul de Pernambuco. Na perspectiva de mudar a realidade local de ausência de políticas sociais para uma melhor qualidade de vida de homens e mulheres do campo. Assim, em mais uma ação na região a Fetape, os sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, sindicatos dos assalariados e assalariadas rurais e a Rede de Educadores e Educadoras Populares participam de Mutirão Sindical nos dias 07 e 08 de novembro, na cidade de Barreiros.

A expectativa é de sejam realizadas 300 visitas às famílias agricultoras familiares nesta quinta-feira (07), nos assentamentos Bom Jardim, Camarão e Benfica, e no engenho Carassú. Na sexta-feira (08), haverá a assembleia na sede do Centro Social Amaro Biá, no engenho Carassú, das 9h às 13h. Na oportunidade o bate papo será sobre os temas da aposentadoria rural , DAPs e reforma agrária.

A diretora de Política para o Meio Ambiente da Fetape, Rosenice Nalva enfatizou a importância do mutirão sindical por proporcionar o contato direto com a base. “O mutirão vai nos animar e nos fazer esse contato pessoal, direto com o trabalhador e a trabalhadora rural. Além disso, vai nos mobilizar para nos unir em defesa do nosso movimento sindical. É importante todas e todos participarem para facilitarmos essa união que é esse mutirão sindical”, afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato de Barreiros, José Ramos da Silva, os assentamentos vivem da produção de alimentos como macaxeira, milho, banana e batata, além da criação de gado. Enquanto no engenho Carassú os homens atuam como trabalhadores rurais e as mulheres e filhos e filhas como agricultores e agricultoras familiares. “O engenho foi escolhido para realizar a assembleia, pois ele tem um centro com um espaço grande e que foi feito em comemoração ao seu Amaro Biá [ex-dirigente sindical e liderança da Mata Sul]. Na assembleia, vamos orientar as famílias para não ficarem prejudicadas com as novas medidas da lei da previdência”, explicou José Ramos.

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br