FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Avanços marcam fim das negociações da 21ª Campanha Salarial do Vale do São Francisco

05/02/2015

Durante a sexta rodada de negociações da 21ª Campanha Salarial dos/as Trabalhadores/as da Hortificultura irrigada do Vale do São Francisco, que envolve os estados de Pernambuco e Bahia,  na tarde de ontem (4), em Petrolina, a categoria conquistou um salário de R$ 816 (o anterior era de R$ 748),  que representa um reajuste de 9,09%. Os tratoristas terão um reajuste de 7,5% em cima do novo salário e os irrigantes ficarão com 3,75 %.
 
“Nós tivemos rodadas muito desgastantes. No primeiro momento, a classe patronal queria suprimir avanços já conquistados em Convenções Coletivas de Trabalho anteriores. Mas, nós fomos para a base, conversamos com os trabalhadores e as trabalhadoras e nos preparamos para uma possível greve. Na última rodada, felizmente, conseguimos chegar a acordos importantes”, avalia Gilvan Antunis, diretor de Política Salarial da Fetape.
 
Entre as cláusulas sociais novas, os/as trabalhadores/as da colheita conquistaram o direito de suspender as atividades quando ocorrerem chuvas, só voltando ao trabalho quando a planta estiver seca. Isso para evitar risco de contaminação por agrotóxico.

Outro avanço importante foi o relativo ao dia do pagamento dos salários, quando os/as empregados/as terão duas horas garantidas para o recebimento,  dentro de sua jornada de trabalho.

A diretora de Política Salarial do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Petrolina, Simone da Silva Paim Santos, analisa que o fato de ter conseguido manter conquistas de 21 anos de Campanha fortalece a luta, que é por qualidade de vida da categoria. “Se não conseguimos todas as reivindicações, pelo menos mantivemos os direitos já conquistados. Agora, precisamos ir a campo para garantir a aplicação da Convenção Coletiva”, defende.

TABELA_DE_SALARIO_VALE_Janeiro_2015.pdf


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br