FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Campanha distribui alimento e afeto para população carente de Garanhuns

16/04/2020



Ação “Mãos Solidárias, Cuidam da Terra e Alimentam o Mundo” teve início na terça-feira (14)

A Campanha “Mãos Solidárias, Cuidam da Terra e Alimentam o Mundo” da Frente Brasil Popular do Agreste Meridional tem distribuído diariamente 150 marmitas para a população mais vulnerável da cidade de Garanhuns, na região do Agreste. Com a necessidade do isolamento social, em consequência da pandemia do Coronavírus, as famílias mais pobres enfrentam a escassez de alimentos, o desemprego, entre outros problemas sociais.

A estrutura de preparo dos alimentos, armazenamento, organização de fila e entrega das doações é realizada por 70 voluntários e voluntárias. O trabalho começa cedo na cozinha do Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva/Sede da Fetape, onde a turma separa, higieniza e cozinha a comida que será entregue a partir de meio dia até às 14h, em filas organizadas respeitando a distância de 1 metro recomendada pelos órgãos de saúde. O grupo também faz uso de máscaras, luvas, álcool em gel.

A ação é da Frente Brasil Popular do Agreste Meridional, e organizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Polo Agreste Meridional, Instituto Manoel Santos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), Coletivo Motirõ, em parceria com o Instituto Raízes e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

A diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques, conta que o Centro vem atendendo a demanda no que se refere ao espaço, porém necessita de mais apoio de empresas e pessoas físicas que contribuam com a logística que tem uma grande dimensão. “Aqui em Garanhuns não existe restaurante comunitário, e percebe-se que não é somente a população em situação de rua que precisa. Vimos que 150 marmitas têm sido insuficientes para atender a procura. E essas marmitas só têm sido possível graças a ajuda de muitas mãos voluntárias”, disse.

Até agora foram arrecados 1,5 tonelada de alimentos. Ainda de acordo com a diretora, a luta agora é para encontrar empresas, organizações que contribuam para ampliar a ação.  “Quando não conhecia a realidade imaginávamos que só quem estava na rua é que passava fome, porém a campanha nos mostra que muitos têm a casa, mas falta a comida”, concluiu Jenusi.

Na fila para receber a sua marmita, dona Maria do Socorro elogiou a Campanha. Segundo a idosa, além da fome física, a sociedade está carente de amor e de fé na vida. “É um trabalho muito bonito, e que vai ajudar muitas pessoas. Está acontecendo por causa dessa epidemia que está no mundo, mas sabemos que um dia tudo isso vai passar”, disse.
Para a vice-presidenta da CUT-PE, Uedislaine de Santana, a Campanha é um ato também de amor, pois alimenta o espírito de solidariedade e leva aos irmãos e irmãs o alimento  físico e o afeto. “É um ato que nos faz ver o quanto estarmos organizados e articulados faz a diferença. E como contribui para o nosso fortalecimento como militante, mas também como ser humano. Estamos felizes de fazer algo pelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em dias tão difíceis de enfrentamento à este cruel vírus chamado Covid-19”, avaliou.

Doação:
A campanha está precisando de doação de alimentos, gás de cozinha, água, material de limpeza e higiene pessoal, e EPIs  (touca, máscara, capote).
Endereço de entrega das doações:
Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva/Sede da
FETAPE no bairro de Avenida Duque de Caxias, Nº 258 - Heliópolis.

Seja voluntário/a:
Precisamos de mãos solidárias que sejam voluntários/as nas equipes de cozinha, separação de alimentos, entrega das marmitas, saúde, limpeza, confecção das máscaras, cultura e comunicação.

Para se voluntariar nessa campanha, entrem em contato com:
Luiz: (87) 999978965 (FETAPE)
Uedislane: (87) 996371527 (STR/CUT)
Lucinaldo: (87) 998237256 (Instituto Manuel Santos)
Fany: (87) 996287587 (Coletivo Motirõ)
Assessoria de imprensa:
Fany: (87) 996287587
Luiz: (87) 999978965
Caetano: (81) 994491172



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br