FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Campanha Mãos Solidárias: Cuidam da Terra e Alimentam o Mundo é parceira da Agrofeira

23/04/2020



Iniciativa apoia comercialização de alimentos durante pandemia do coronavírus

Com a pandemia do novo coronavírus, as feiras agroecológicas em todas as regiões do estado de Pernambuco passaram por um processo de reestruturação para continuar garantindo que os produtos da agricultura familiar cheguem até a mesa de consumidores e consumidoras. Na região do agreste meridional, a Campanha Mãos Solidárias: Cuidam da Terra e Alimentam o Mundo da Frente Brasil Popular vem sendo parceira da Agrofeira, que acontece em Garanhuns.

Entre as ações que garantiram a reestruturação da Agrofeira, a Campanha, através da Fetape, concedeu uma máquina empacotadora a vácuo que garantirá a qualidade e a durabilidade dos alimentos comercializados por agricultores e agricultoras familiares da região. O equipamento foi adquirido em parceria com a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (SEAF). A entrega foi realizada nesta quarta-feira (22), com a presença da diretora de Organização e Formação da Federação, Jenusi Marques.

Além disso, o Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva/Sede da Fetape, está cedendo o espaço para que as cestas de alimentos sejam montadas. Outra alternativa para reorganização da Agrofeira foi a criação de um aplicativo chamado “Vô na Feira” para facilitar a escolha e aquisição dos produtos da agricultura familiar.

O aplicativo foi desenvolvido por alunos e alunas do bacharelado em Ciências da Computação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). “Já existem 150 consumidores e consumidoras com acesso ao APP”, explica a estudante Pâmela Rodrigues.

A feira funciona às quartas-feiras dentro do Parque Euclides Dourado, e às quintas, a cada quinze dias, dentro das instalações acadêmicas da UFAPE e UPE. Diante da crise provocada pelo coronavírus, os pedidos passaram a ser feitos às sextas-feiras com entregas nas quartas-feiras. Os contatos devem ser feitos através dos telefones: (87) 99628-0811 (Pâmela Rodrigues) e (87) 98118-9959 (Erivane Alves). O acesso também pode ser feito através do instagram @agrofeiraterritorial.

A Agrofeira é organizada e promovida pela Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco (REAGRO) composta pela Fetape, Núcleo Agrofamiliar, Rede SEMEAM, IPA, Instituto Raízes, Quintal Verde, Associação Nova Vida, Guerreiras Quilombolas do Castainho, UFAPE, UPE, LMTS.

Encomendas para Agrofeira:
Às sextas-feiras, fazer pedidos pelos canais:

(87) 99628-0811 (Pâmela Rodrigues)
(87) 98118-9959 (Erivane Alves)
APP Vô na Feira (baixar aplicativo e se cadastrar)

Instagram: @agrofeiraterritorial

Fotos: Yalli Vanessa Borges Souza

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br