FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Campanha Sindicato de Portas Abertas aumentou número de sindicalizações em Pernambuco

18/04/2022



62% do total de novas sindicalizações, de ‘boca de caixa’, são de mulheres

A Campanha Sindicato de Portas Abertas encerrou a primeira etapa com um balanço positivo, que foi apresentado durante o Conselho Deliberativo da Fetape, no dia 13 de abril, no Centro Social da Fetape, em Carpina, na Zona da Mata Norte.

Em relação ao pagamento feito direto no SIndicato, conhecido como 'boca de caixa', o diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto Santos, anunciou o número de 10.283 novas sindicalizações  na primeira fase, sendo 6.338 de mulheres sindicalizadas, correspondendo a 62% do total de novas sindicalizações de no estado, e 25% correspondente a 2.572 de pessoas idosas, contribuindo de forma direta.

Já nas novas autorizações via convênio Contag/INSS atingiu um percentual de 11%, que corresponde a 18.627 de novas sindicalizações de aposentados/as e pensionistas e 25% das revalidações das autorizações de aposentado/as e pensionistas, correspondente a 41.309. O maior desafio continua a ser atingir os 100% das revalidações, o equivalente a 165.566, até dezembro de 2023.


Apresentação dos resultados da Campanha Sindicato de Portas Abertas

“Enfrentamos muitas dificuldades como a pandemia, mas construímos e implementamos ações que possibilitassem uma campanha não só de novas sindicalizações e revalidações, como também de outros resultados. E o mais importante, de aproximação e atuação do sindicato com a base e nas comunidades. Mesmo assim, precisamos avançar ainda mais para não perder o que já temos com as revalidações das autorizações, com prazo prorrogado para dezembro de 2023”, avaliou o diretor.

O encontro contou com a participação virtual do presidente da Contag, Aristides Santos, que parabenizou a Fetape por sua atuação e também falou da importância de eleger candidatos e candidatas que representam a luta do movimento sindical rural no país.

“Pernambuco, Nordeste, Brasil, sindicalistas, jovens e terceira idade, vamos organizar comitês populares, vamos fazer nossa luta sindical bem-feita. Reeleger Doriel Barros, Carlos Veras e ajudar a construir uma alternativa em Pernambuco que possa reeleger o presidente Lula. Esse ano será ano de luta para derrotar os conservadores e ultraconservadores”. 

O Sindicato de Bom Conselho, no Agreste Meridional, compartilhou a experiência que fez a entidade vencer o primeiro lugar na primeira fase da Campanha. Como prêmio, o STR ganhou uma moto bross.

“Estávamos vendo o movimento do sindicato cair e a gente sem saber como atuar. Faço um destaque para a ação do sindicato itinerante. Passamos o dia inteiro atendendo na comunidade e essa foi uma experiência muito boa”, explicou a vice-presidenta do STR de Bom Conselho Amanda do Nascimento Silva.  

O diretor de Finanças do STR de Bom Conselho, Givaldo Cavalcanti, relatou que foi necessário contratar mais duas pessoas e reestruturar a equipe para que o Sindicato não parasse. “Passávamos o dia inteiro para concluir o trabalho numa comunidade. Os computadores foram substituídos por notebooks porque são mais fáceis de carregar e facilitou o trabalho de emissão de fotos. A divulgação também foi importante pra ampliar a campanha, e a moto que ganhamos está sendo muito importante porque tem lugar na área rural que o carro não consegue entrar”, relatou.  
 




A experiência de Bom Conselho serviu de inspiração para os demais sindicatos rurais. A vice-presidenta do STR de Ibimirim, Diafra Bezerra, do Polo SIndical do Sertão do Submédio São Francisco, disse que o relato veio para dar força à ação. “Assim como eles conseguiram, todos os sindicatos são capazes”, destacou.

 “Atingimos 60% de novas revalidações e ganhamos um notebook. E quero dizer que Bolsonaro pode até tentar, mas não verá nenhum sindicato fechado”, destacou o diretor de Política Agrícola do STR de Dormentes, no Sertão do São Francisco.


Também foi lançada a cartilha “Tempo de Aprender e Esperançar – As jornadas formativas e o trabalho de base como encantamento”, que é um subsídio para fortalecer a Campanha Sindicato de Portas Abertas e a organização sindical.


Momento de lançamento da Cartilha "É tempo de aprender e esperançar"

O Conselho Deliberativo contou com apoio do Termo de Fomento 008.2020/SDA – Fetape.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.