FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Conferência do Clima terá Feira Agroecológica organizada pela sociedade civil

07/11/2019



Nesta sexta-feira (08), a partir das 8h, na avenida Rio Branco, no bairro do Recife Antigo, será realizada uma Feira Agroecológica como parte das atividades do último dia da Conferência Brasileira de Mudança do Clima. Ao longo de 20 barracas, serão oferecidos alimentos in natura como frutas e verduras sem agrotóxicos e produtos beneficiados como pães, bolos, café, geleia, cuscuz, além de artesanato e empreendimentos da economia solidária. Os produtos serão oferecidos por agricultores e agricultoras de diversos municípios como Rio Formoso, Bonito, Sirinhaém, Lagoa de Itaenga e Igarassu que praticam a agricultura familiar de base agroecológica. 

“É importante que o público da Conferencia visite a Feira porque não podemos debater mudanças climáticas sem discutir o modelo de produção de alimentos. E estudos revelam que os sistemas agroecológicos são capazes de alimentar a população com comida sem veneno e ainda preservar o clima e o meio ambiente”, destaca Cícera Nunes, presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultoras e Agricultoras Familiares (Fetape), uma das entidades que está na organização da feira.

A iniciativa de promover esse espaço de comercialização dos produtos agroecológicos é fruto de uma parceria entre a Fetape, o Centro Sabiá, a Articulação Semiárido Brasileiro, (ASA), o Movimento dos Sem Terra (MST), a ONG Ramá com a correalização do Instituto Ethos e o DIEESSE. Conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS) e a Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

Programação - Durante todo o dia, serão realizados seminários, debates e palestras em diferentes locais da cidade sobre temas relacionados à Conferência. A partir das 10h40, no Arcádia Espaço Alfândega, será realizada a mesa “Agricultura Sustentável, uma transição justa com trabalho decente para um modelo de desenvolvimento” com a presença de representantes da Fetape, Contag, ASA, MST, MAB e DIEESE. Já no Centro de Artesanato de Pernambuco, das 15h50 às 18h, será realizado a palestra “Agroflorestas para produzir alimentos e esfriar o planeta”.

A Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas começou na última quarta-feira (6), em Recife, como etapa preparatória da participação do Brasil na COP 25 (conferência internacional sobre clima), que será realizada em Madri, na Espanha, no mês de dezembro. Em 2017, o Brasil aceitou ser a sede da COP-25, mas o atual governo, logo após sua posse, comunicou a retirada da candidatura do Brasil, alegando restrições orçamentarias e fiscais. Diante desse cenário, diversas organizações da sociedade civil e entes governamentais assumiram a realização da Conferência no Brasil. Mais informações: https://www.climabrasil.org.br

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br