FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Conselho Deliberativo reafirma compromisso com a Marcha das Margaridas 2019

12/12/2018

 

“Marcharemos até que todas sejamos livres!” Com esse grito e reverenciando a história de luta das mulheres por seus direitos, foi realizado, na manhã de hoje, em Carpina, durante Conselho Deliberativo da FETAPE, o lançamento, em Pernambuco, do processo de construção da 6ª Marcha das Margaridas 2019. Além das lideranças sindicais de todas as regiões, vários Movimentos e organizações de mulheres e a Secretaria da Mulher do Estado estiveram presentes e falaram da importância dessa caminhada conjunta para a ampliação de conquistas. “A conjuntura exige o máximo de nossa esperança, força e resistência. Nesse sentido, a 6ª Marcha das Margaridas é o lugar no qual as mulheres têm que estar, para expressar as suas pautas, mas também para mostrar como estamos nos somando a essa luta incansável pela democracia”, afirmou a Diretora de Mulheres da FETAPE, Adriana do Nascimento Silva.

A presidenta da Federação, Cícera Nunes, lembrou que essa Marcha acontece num cenário político e social muito difícil, mas que isso faz com que a luta e a resistência sejam ainda maiores. “Nós, mulheres de homens, juntos, mostraremos a nossa força para defender, não só os direitos das mulheres, mas uma maior qualidade de vida para o campo e a cidade”, pontuou.

A Direção da FETAPE, por meio de seu vice-presidente, Adelson Freitas, aproveitou a oportunidade para reafirmar que essa é uma caminhada não só das mulheres, mas dos homens que acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária. Na ocasião, também foi entregue o Projeto de Participação de Pernambuco na Marcha das Margaridas à secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, que se comprometeu em contribuir com esse processo.

Histórico - A Marcha das Margaridas é uma manifestação realizada desde 2000 pelo Sistema CONTAG e por várias organizações de mulheres trabalhadoras rurais do Brasil. Ela acontece em Brasília, sempre no mês de agosto. A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba. Em 2019, a mobilização acontecerá nos dias 13 
de 14/08.

Hoje, a reunião do Conselho também colocou em pauta questões importantes relacionadas às políticas sociais, a organização e formação sindical, defesa do meio ambiente, ao acesso à terra, fortalecimento da agricultura familiar, às lutas das mulheres, jovens e terceira idade, e à sustentabilidade política e financeira do Movimento Sindical Rural.

O Conselho Deliberativo tomou um conjunto de decisões que vai contribuir para o planejamento que a Federação realizará no mês de fevereiro, na perspectiva do fortalecimento da luta do MSTTR em 2019.

 




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317