FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Contag e Fetape iniciam Oficinas de Base no Agreste Central e Setentrional

17/09/2019



Em Pernambuco, serão realizadas cinco oficinas de base nos polos do Agreste, Sertão e Mata até novembro

A Contag e a Fetape deram início nesta terça-feira (17) ao ciclo de cinco Oficinas de Bases que acontecerão em Pernambuco com o objetivo de construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e prática sindical e o sistema Confederativo (Contag, Federação e Sindicatos). A primeira oficina acontece no Park Hotel, em Caruaru, reunindo 80 dirigentes e lideranças de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Agreste Central e Setentrional e assessores e assessoras, até quinta-feira (19).   Ao todo, 36 sindicatos rurais participam da atividade.

A manhã de abertura da Oficina contou com uma mística que apresentou alimentos do campo, sementes crioulas, a água, a terra e outros símbolos do trabalhador e da trabalhadora rural, que juntamente com as bandeiras de luta do movimento sindical retrataram a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e manutenção de direitos para as populações do campo.  

O vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, destacou o fato de a oficina ser realizada numa região que concentra a maior densidade da agricultura familiar no estado. “Aqui se concentra o maior público nosso da agricultura familiar, mas temos grandes desafios e por isso precisamos ter um olhar especial, por exemplo, para a presença dos minifúndios”, destaca.



A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, enfatizou que as oficinas de base se somam a outras ações, como os mutirões sindicais que estão sendo realizados pela Federação, para fortalecer a sustentabilidade político e financeira do MSTTR.  A liderança lembrou que embora o país viva um momento de retrocessos e de perdas de direitos, alardeados pelo governo federal, o movimento sindical permanece com a pauta da produção agroecológica como prioridade. “Estamos dizendo não aos agrotóxicos e contra toda retirada de direitos. Nesta Oficina também vamos olhar para o campo e a agricultura familiar com um olhar diferenciado.

O diretor de Política para Pessoa Idosa, Israel Crispim, trouxe a importância de tantas bandeiras representativas e abordou a luta de companheiros/as do MST em Caruaru, que enfrentam uma ação judicial de despejo do Centro de Formação Paulo Freire, no assentamento Normandia. “Estamos numa região em que está acontecendo uma injustiça muito grande com o MST. Precisamos repudiar isso, pois é um movimento muito aguerrido e de muita construção política”, disse.

As Oficinas de Base são uma definição que integra o Planejamento Estratégico da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Ao todo serão realizadas 116 Oficinas de Base até o mês de abril de 2020.  As oficinas representam um momento de conexão da Contag com os polos regionais para realizar um processo de escuta e debates com foco na realidade local, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.

A secretária de Meio Ambiente da Contag, RosMarí Barbosa Malheiros, falou dos desafios da conjuntura e de como é estratégico a Confederação se voltar para as bases nesse momento de perseguição aos movimentos sociais e sindicais. “Precisamos ir lá onde está nosso trabalhador e trabalhadora. A base precisa ser ouvida para que nos alimentemos dessa fonte. Quando a gente ouve a base a gente consegue tirar encaminhamentos e políticas que atendem o trabalhador e a trabalhadora. É preciso que a gente reveja as ações e práticas sindicais”, disse.

A próxima Oficina de Base vai ser realizada no Agreste Meridional, de 24 a 26 de setembro, em Garanhuns.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br