FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Cooperativismo em Pernambuco ganha reforço com a criação da Federação Unicafes

16/02/2021



Pernambuco é o mais novo estado a constituir a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). A Federação foi fundada no dia 10 de fevereiro, por meio de assembleia virtual, e terá papel central na comercialização dos produtos, buscando articular novas oportunidades e gerar renda para os agricultores e agricultoras familiares.

A cerimonia de fundação contou com a participação de representantes das cooperativas filiadas, das Unicafes Regionais e Nacional, da Fetape, da Contag, do deputado federal (PT-PE) Carlos Veras e do deputado estadual (PT-PE) Doriel Barros.

O diretor de política agrícola da Fetape, Adimilson Nunis, destacou na abertura do evento todo o histórico da criação da Federação e falou do apoio da Fetape e da Contag para o fortalecimento do cooperativismo em Pernambuco e no Brasil. Segundo ele, com a fundação da Unicafes-PE os agricultores e agricultoras terão mais oportunidades de trabalho e de comercialização dos produtos para os mercados institucionais a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, também participou do evento e reforçou a luta do movimento sindical rural para o fortalecimento do cooperativismo. “A constituição de uma Federação, sem dúvida, vai dar um novo rumo para o cooperativismo em Pernambuco e fortalecer a agricultura familiar, com a participação dos jovens e das mulheres”, destacou Cicera.

O agricultor familiar e presidente da Federação, Cleiton Alves Medeiros, destacou que mesmo diante da pandemia, as cooperativas souberam se reinventar e inovar realizando uma assembleia de forma virtual. “Surgiu a necessidade das cooperativas e da sua base, através de uma federação, ajudar nesse combate a extrema pobreza nos territórios. É um novo desafio de estruturar o cooperativismo dentro do nosso estado, não só de produção, mas todas as cooperativas que pudermos estar agregando”.

O deputado estadual Doriel Barros parabenizou a iniciativa e lembrou da redução de recursos por parte do governo federal para a agricultura familiar. “O governo atual que é contra esse tipo de organização, contra as estruturas sindicais e o cooperativismo não é diferente. Precisamos ser perseverantes e darmos as mãos para nos fortalecermos. E me coloco à disposição nessa retomada, para contribuir com alguma lei e nas articulações que pudermos fazer na Assembleia legislativa de Pernambuco”, destacou.

Já o deputado federal Carlos Veras lembrou que é fundamental fortalecer o cooperativismo para ajudar na redução da fome e no combate à pobreza, que cresceram no país. “É muito importante a participação coletiva, fortalecer o cooperativismo para fortalecer a democracia”, frisou.

A cooperativas fundadoras da Federação Unicafes-PE são: COOPONTAL, BRAZILCOOP, COMAFIRE, COOPLEM, ECCOTERA, COOPOAGROTEC, COMITRUNAN e COOPERAF.

Histórico - A Unicafes propõe a inclusão social de cooperados e cooperadas, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, de melhorias da qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades. As associadas da Unicafes estão distribuídas nas cinco regiões do país, totalizando aproximadamente 700 cooperativas distribuídas em 20 estados.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br