FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


CORONAVÍRUS: Agricultores/as utilizam redes sociais para vender alimentos saudáveis diante da pandemia do COVID-19

09/04/2020



Um grupo de agricultores e agricultoras da zona da Mata de Pernambuco que participa da feira agroecológica no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, encontraram uma maneira de continuar oferecendo alimentos saudáveis diante da pandemia do coronavírus, utilizando as redes sociais.

Toda quinta-feira, das 8h às 12h, agricultores e agricultoras dos municípios de Sirinhaém e Lagoa de Itaenga, localizados nas matas sul e norte, fazem entregas em domicílio e na frente da sede da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), localizada na rua Gervásio Pires, 876, bairro da Boa Vista. Os cientes recebem a lista de produtos pelo whatsapp e podem fazer os pedidos até o meio-dia de toda quarta-feira. Excepcionalmente nesta semana, por conta do feriado da Semana Santa, as entregas serão feitas na quarta-feira (8).

O casal de agricultores Luiz Damião e Josiane, do município de Lagoa de Itaenga, na mata norte, é um dos agricultores e agricultoras que está à frente das entregas. Eles comercializam produtos nas feiras agroecológicas nos bairros de Setúbal e da Boa Vista, sendo esta última assessorada pela Fetape.

“Alguns agricultores que fazem parte da nossa associação como os que atendem no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, em Joana Bezerra, não estão atendendo por que o local está fechado. Muitos me procuraram preocupados com o que iriam fazer com suas hortaliças para não perder, e também pela questão da renda.  Então, pensei por que não estender esse trabalho?  Então, estou levando produtos de oito agricultores. É uma satisfação ajudar para passarmos por esse momento difícil”, afirma seu Damião.

Entre os produtos comercializados estão hortaliças (rúcula, alface, coentro, hortelã, entre outras), frutas (acerola, abacate, banana, laranja, limão, etc), tubérculos (macaxeira, batata doce), milho, produtos beneficiados (mel, lambedor, polpas de frutas, dudu, bolos, pães, geleias, pimentas). Os preços são acessíveis para os consumidores. Manter uma dieta com alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos fortalece a imunidade e ajuda no combate a doenças.

Um dos diferenciais da feira agroecológica é o contato entre produtor e consumidor, mas nesse momento é fundamental manter o isolamento para salvar vidas. A agricultora Rachel Nicolau de Mendonça, do município de Sirinhaém, na mata sul, conta que essa é uma iniciativa que o grupo pretende continuar enquanto houver o risco da doença. “Vamos continuar com essa ação. Creio que todos os agricultores estão satisfeitos, e os clientes também. Uma mão lava a outra”, disse.

As entregam estão sendo realizadas seguindo os cuidados de higiene recomendados pelos dos órgãos de saúde, como medidas preventivas de higienização, uso de máscaras e álcool em gel 70%.  Atualmente, Pernambuco possui 119 feiras agroecológicas, sendo que 65 estão situadas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

As encomendas podem ser feitas através dos telefones:  
Rachel - Mata Sul
(81) 99680.8179 (whatsapp)
(81) 99525.8904  
 
Damião e Josiane
(81) 99500.2136 (whatsapp)
(81) 99798.5964

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br