FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Curso de formação política em Pernambuco debate a importância das eleições 2020

30/07/2020



Que eleição é essa? Esse foi o tema do primeiro módulo do Curso Virtual de Formação Política de Pernambuco realizado na última terça-feira (28) com os pré-candidatos/as apoiados/as pela Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que vão disputar as eleições 2020. A formação é uma realização da Fetape, Escola de Formação Nacional da Contag (Enfoc), Instituto Manoel Santos, e dos gabinetes do deputado estadual Doriel Barros e do deputado federal Carlos Veras.

Este primeiro módulo contou com a presença do ex-ministro do Governo Dilma e educador da Escola de Formação do PT, Gilberto Carvalho, e da advogada eleitoralista Yanne Teles. Em seu discurso, o ex-ministro destacou que para fazer política tem que ter vocação e reforçou a importância da formação para que o político não se desvie para o lado da corrupção, da vaidade e do poder, e com isso deixe de pensar no coletivo para pensar em si mesmo.

“Não deve ser um chamado para subir na vida, para você ter mais poder pessoal. É um chamado para um serviço, um serviço ao povo, à comunidade, ao movimento sindical, ao partido do qual você é filiado, mas, sobretudo, um serviço ao povo mais pobre. Se não for para isso, desista já. Se não for para isso, se for para ter poder pessoal, para prejudicar o povo, não adianta. Todo mundo que faz isso acaba mal. Nosso povo está desesperado hoje e cobra de nós uma atitude de coerência, uma atitude de serviço”, enfatizou o ex-ministro.

Gilberto também destacou a importância dessa eleição diante do atual cenário de crise e disse que ela pode ser o principal instrumento para diminuir o sofrimento do povo. De que forma? “ Se nós fizermos dela um processo de conversa com o povo, de informação e de ajudar a “abrir a cabeça”. Não vamos só pedir voto, não vamos só pedir apoio, vamos ajudar as pessoas, usando as redes sociais, a se darem conta do poder que elas têm nas mãos”, respondeu o ex-ministro.

A advogada Yanne Teles também ressaltou a importância do processo formativo e do apoio jurídico antes, durante e depois das eleições. Ela também esclareceu dúvidas jurídicas e falou das mudanças nesta eleição com o fim das coligações. “Os espaços de poder são de grande importância para a sociedade e precisamos realmente preencher esses espaços com pessoas comprometidas. No geral, damos muita importância as eleições para governador e presidente, mas é no município que se constrói as bases para se chegar um projeto nacional”, disse.

O curso acontece toda terça-feira, de forma virtual, sempre das 9h ao meio-dia. O próximo tema será planejamento de campanha que vai abordar questões práticas relacionadas a metas, mobilização de apoio e plataforma de campanha.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br