FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Curta sobre a Marcha das Margaridas conquista o primeiro lugar em festival nacional

31/03/2021





O filme foi eleito por voto popular a partir de uma ampla mobilização envolvendo a Fetape, Sindicatos e parceiros

O Curta “Margarida, Presente!” conquistou o primeiro lugar na 4ª edição da Mostra Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema. A mostra de curta metragens independentes brasileiros contou com a exibição de mais de 55 filmes de todo o Brasil. O filme alcançou 2.533 curtidas e mais de 6 mil visualizações, por meio do voto popular, o que garantiu o 1º lugar.

A diretora de Política para Mulheres da Fetape, Adriana do Nascimento, destacou o papel e o envolvimento das comissões de mulheres municipais, estadual e dos Polos Sindicais. As comissões tiveram papel fundamental no processo de articulação, tanto para a gravação do filme, durante a realização da 6ª Marcha das Margaridas, realizada em agosto de 2019, em Brasília (DF), quanto para inscrições em festivais nacionais e internacionais e em votações populares de festivais.

“O prêmio se dá no aspecto do reconhecimento. É importante pelo fato de darmos visibilidade a nossa luta, a esse ato de massa que é o maior da américa latina. Somos nós rurais quem fazemos essa organização da Marcha. O prêmio vem como uma coroação de toda essa luta, mobilização, desde a sua base e a representação que chega em Brasília. Homens e mulheres se somaram nessa construção. Tivemos apoio e envolvimento de várias organizações parceiras, rurais e urbanas que construíram junto conosco”, avaliou.

 “Margarida, presente!” é um curta de 6 minutos que mostra a luta das margaridas de Pernambuco pela reivindicação de políticas públicas para o campo. A personagem central é a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, agricultora, sertaneja, assentada da reforma agrária no município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Cícera foi escolhida pela Comissão Estadual de Mulheres por ser a primeira mulher a presidir a Federação, após 56 anos de existência. O curta mostra a participação de Cícera e de outras mulheres rurais na 6ª Marcha das Margaridas.  

O filme também mostra a preparação e formação política das mulheres rurais, antes de participarem da 6ª Marcha.  A delegação de Pernambuco levou mais de 2 mil trabalhadoras rurais até Brasília (DF), onde o ato aconteceu, em agosto de 2019. A diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques, destacou a importância do processo formativo, a partilha de histórias, a desconstrução do patriarcado e machismo.

“Aos poucos fomos partilhando histórias, desconstruindo mitos que o patriarcado nos impôs e atravessando fronteiras para que as histórias das mulheres rurais ganhassem o  mundo. É gratificante saber que a nossa voz ecoou longe, através do filme, que não apenas Pernambuco, mas o mundo conheceu um pouquinho dessa história. O sentimento é de orgulho e gratidão por fazer parte do processo de formação feito pela Enfoc [Escola Nacional de Formação da Contag], que segue dando frutos”, afirmou Jenusi.

Premiação – Margarida, presente! Faz parte da série “Margaridas de Pernambuco em Marcha”. A ideia é que o valor da premiação seja usado para legendar o filme.
“A conquista do prêmio simboliza a união das mulheres rurais de Pernambuco e a vontade delas de projetar, para toda sociedade, suas histórias. Como cineasta e ativista, sou mais um instrumento da luta das Margaridas e estou muito feliz por ajudar a levar ao mundo documentários que não retratem as mulheres rurais como vítimas e sim, como protagonistas da luta social por um Brasil mais justo e menos desigual e com equidade de gênero”, declarou a cineasta e idealizadora do curta, Shaynna Pidori.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, protagonista do curta, falou sobre a emoção de participar do projeto e da mobilização para divulgar a história das margaridas. “Foi uma mobilização coletiva e o filme emociona por mostrar como nós mulheres lutamos por nossos direitos e nossas vidas”, revelou.



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]