FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Curta sobre vida e luta de mulheres rurais conquista 1º lugar em festival nacional

05/04/2021



Margarida, Presente!”

Cleo Brito - Site Cidadão e Repórter

O Curta “Margarida, Presente!” conquistou o primeiro lugar na 4ª edição da Mostra Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema. A mostra de curta metragens independentes brasileiros contou com a exibição de mais de 55 filmes de todo o Brasil. O filme alcançou 2.533 curtidas e mais de 6 mil visualizações, por meio do voto popular, o que garantiu o 1º lugar.

A diretora de Política para Mulheres da Fetape, Adriana do Nascimento, destacou o papel e o envolvimento das comissões de mulheres municipais, estadual e dos Polos Sindicais. As comissões tiveram papel fundamental no processo de articulação, tanto para a gravação do filme, durante a realização da 6ª Marcha das Margaridas, realizada em agosto de 2019, em Brasília (DF), quanto para inscrições em festivais nacionais e internacionais e em votações populares de festivais.

“Margarida, Presente!” é um curta de 6 minutos que mostra a luta das margaridas de Pernambuco pela reivindicação de políticas públicas para o campo. A personagem central é a presidenta da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape), Cícera Nunes, agricultora, sertaneja, assentada da reforma agrária no município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Cícera é a primeira presidenta mulher da Federação, após 56 anos de existência. O curta mostra a participação de Cícera e de outras mulheres rurais que participaram da realização da 6ª Marcha das Margaridas.



Pernambuco foi representado na Marcha, maior ato de rua da América Latina, em Brasília (DF), em agosto de 2019, por mais de 2 mil trabalhadoras rurais. “O prêmio se dá no aspecto do reconhecimento. É importante pelo fato de darmos visibilidade a nossa luta, a esse ato de massa que é o maior da américa latina. Somos nós rurais quem fazemos essa organização da Marcha. O prêmio vem como uma coroação de toda essa luta, mobilização, desde a sua base e a representação que chega em Brasília. Homens e mulheres se somaram nessa construção. Tivemos apoio e envolvimento de várias organizações parceiras, rurais e urbanas que construíram junto conosco”, avaliou.

Premiação – Margarida, presente! Faz parte da série “Margaridas de Pernambuco em Marcha”. A ideia é que o valor da premiação seja usado para legendar o filme. “A conquista do prêmio simboliza a união das mulheres rurais de Pernambuco e a vontade delas de projetar, para toda sociedade, suas histórias. Como cineasta e ativista, sou mais um instrumento da luta das Margaridas e estou muito feliz por ajudar a levar ao mundo documentários que não retratem as mulheres rurais como vítimas e sim, como protagonistas da luta social por um Brasil mais justo e menos desigual e com equidade de gênero”, declarou a cineasta e idealizadora do curta, Shaynna Pidori.

Ficha técnica
Direção: Shaynna Pidori
Direção de produção: Gleiceani Nogueira
Produção: Uedislaine de Santana / Ylka Oliveira
Assistente de produção: Diego da Costa Vittorino
Fotografia e Montagem: Shaynna Pidori
Imagens áreas: Álvaro Severo / César Ramos / Luiz Fernandes
Imagens Brasília: Isabelle Araújo / César Ramos / Gleiceani Nogueira / Luiz Fernandes
Edição de áudio e mixagem: Danilo César Moretti
Fonte:
Assessoria de Imprensa FETAPE

Matéria relacionada:
Conversa com Mulheres apresenta Shaynna Pidori

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]