FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


CUT-PE debate estratégias de comunicação para defesa da classe trabalhadora

30/09/2019



Trinta sindicatos filiados à CUT participaram do Seminário de Comunicação Professor Luiz Momesso, realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, no bairro da Guabiraba, no Recife. A Fetape marcou presença na atividade e foi representada por educadores e educadoras populares das 3 regiões do estado, além das assessorias de comunicação e de Organização e Formação.

A Fetape levou para o evento a experiência de comunicação rural feita pelos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Como exemplo concreto, foi instalada uma rádio que recebeu o nome de “Rádio Resistência”, e funcionou durante o seminário com entrevistas, músicas e informes sobre o Seminário e os temas debatidos.

A Federação também apresentou a experiência de comunicação da Marcha das Margaridas 2019. Foi destacado o trabalho de formação em comunicação feito durante a 1º Turma da Escola de Formação Política para as Mulheres, que ocorreu em preparação à marcha.  Como ações foram realizadas oficinas e debates de comunicação em parceria com veículos independentes como o Marco Zero Conteúdo e a Mídia Ninja. Entre os resultados do trabalho, as mulheres destacaram maior segurança para falar em público e nas reuniões do sindicato, bem como perderam o medo de dar entrevistas em rádios.

Durante o seminário também foram debatidos temas como a mídia em tempos de conservadorismo, fascismo e produção de fake News; a mídia engajada; a importância da presença cada vez maior de veículos independentes e parceiros dos movimentos sociais e sindicais; a presença das entidades sindicais nas redes sociais, resultados de alcance e mobilização, além de ferramentas disponíveis para este tipo de trabalho.

Com a realização do seminário, a CUT-PE busca fortalecer o Coletivo Estadual e a política de comunicação sindical da entidade. Segundo o secretário de Comunicação e Imprensa da CUT-PE, Fabiano Moura, a atividade foi muito positiva, pois o grupo pode olhar para a prática da comunicação sindical e reconhecer aspectos positivos e desafios, além de pensar estratégias para estreitar relações entre entidades urbanas e rurais. Ele também destacou que as propostas debatidas no encontro serão sistematizadas e encaminhadas a partir de uma agenda de trabalho com as entidades.  

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br