FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Diálogo da Fetape com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) avança para a construção de um plano da Agricultura Familiar

04/06/2019



Compreender o cenário atual da agricultura familiar em Pernambuco visando fortalecer a relação sociedade civil e governo na construção das políticas públicas tem sido o mote do diálogo entre a Fetape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Neste sentido, foi realizada ontem (3), na sede da Federação, a segunda reunião envolvendo representantes de três entidades vinculadas à SDA: a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e o Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA). O agricultor familiar e deputado estadual Doriel Barros, também esteve presente na reunião.

Os representantes das três entidades fizeram um panorama das principais ações em curso e apresentam algumas iniciativas que dialogam com os 18 pontos de reivindicações entregues pela Fetape ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, no dia 21 de maio. Também foram apresentados os desafios para fortalecer as ações na base como a falta de recursos, pouca ou quase nenhuma infraestrutura e falta de pessoas capacitadas na área.

“A gente quer que os agricultores e agricultoras trabalharem bem no campo e de forma digna. Vamos cobrar do governo essa posição, pois o movimento sindical rural espera esse retorno nosso e é papel do Estado garantir políticas sociais e estruturantes para os agricultores e agriculturas familiares, “, destacou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira (5) com o objetivo de construir um diagnóstico completo sobre a situação da agricultura familiar. Esse documento será o primeiro passo visando a construção de um plano com ações estratégicas e integradas voltada para a agricultura familiar que será apresentado ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

“Tem questões que precisam de intervenções muito sérias e outras não. A política pública precisa chegar às famílias e nós da Fetape estamos fazendo esse diálogo para contribuir com a promoção da agricultura familiar em Pernambuco que é muito importante para economia e alimentação da população e precisa ser reconhecida”, pontuou o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis.

Foto: Idelbrando Gutemberg




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br