FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Diretorias da Fetape participam de intercâmbios de Saberes e Agroecologia nos estados de Pernambuco e Ceará

27/09/2021



Um intercâmbio de saberes e muitos sabores foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro, em Exu, no Sertão do Araripe (PE), e no Crato (CE), na Chapada do Araripe. As visitas aconteceram nas comunidades do agricultor, permacultor e dirigente sindical, Vilmar Luiz Lermen, e do jovem agricultor agroflorestal, Antonio Gomides França.


As visitas às propriedades foram acompanhadas da presidenta da Fetape, Cícera Nunes, do vice-presidente, Adelson Freitas, do diretor de Política Agrícola, Adimilson Nunis, do diretor de Política para Juventude, Antônio Neto e assessorias das diretorias, além do vice-prefeito de Exu, Francisco Brígido (Tiquinho), e da diretoria do sindicato rural do município. 

“Foram visitas importantes para a Fetape e sindicatos, pois conhecemos práticas agroflorestais e agroecológicas de famílias agricultoras que têm contribuído muito com a sustentabilidade da vida no campo. Essas visitas também ampliam nosso olhar para buscarmos ampliar nossas parcerias e, asssim, fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco”, declarou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.



Debaixo da sombra de plantas frutíferas, na comunidade Serra dos Paus Dóias, onde o casal Vilmar e  Silvanete moram com os filhos, teve troca de sementes crioulas e um bate papo especial sobre atividades produtivas agroecológicas, sistemas agroflorestais, criação de abelhas, viveiros de mudas, plantas frutíferas. Vilmar é o primeiro agricultor a acessar o PRONAF Agroecologia em Pernambuco.

“A agricultura familiar precisa ter um olhar mais voltado para a questão do nosso bioma e recursos hídricos. Tivemos um intercâmbio muito importante em relação ao manejo de caatinga e da biodiversidade. Mas, para que isso aconteça, é necessário envolver o crédito, por essa razão o Pronaf é fundamental para que as famílias continuem fazendo o processo da agroecologia”, disse o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis.



O vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, falou sobre a vivência com o processo de construção de agroflorestas pelas famílias da Chapada do Araripe “Vilmar desenvolve uma experiência fantástica com a família há 17 anos, promovendo geração de renda e florestas com várias tecnologias e processo para uma agricultura regenerativa que é o que o mundo está precisando, e tem o desafio de ser no semiárido que tem essas estiagens. Inclusive com produtos pra beneficiar a saúde como óleos essenciais, venda de ervas e plantas, agregando valor as frutas e hortaliças, ou seja, envolve várias cadeias produtivas. Uma experiência que demonstrou a viabilidade da vida de famílias no semiárido e meios de vida sustentável”, apontou Freitas.



Uma experiência importante para a Fetape, e em especial para o Polo do Sertão do Araripe. “A realização deste intercâmbio deu visibilidade a uma experiência que acontece no território do Araripe. Vilmar e Silvanete são sindicalizados no STR de Exu, do qual Vilmar é diretor. Mas, agora, o movimento sindical se aproxima, e se apropria mais do debate da Agrofloresta. Vamos empreender ações de multiplicação dessa experiência em nosso Polo. Sabemos que a juventude tem sido protagonista na agroecologia, no debate sobre agricultura sustentável, e acreditamos que vai ser com a ousadia da juventude que vamos fortalecer a agricultura e o campo”, explicou o diretor de Política para Juventude da Fetape, Antonio Neto.

Jovem agricultor do Crato (CE), mostrou trabalho com agroflorestas  - Antônio Gomides, de 33 anos, agrega seus conhecimentos ao bioma da Caatinga. Ele constrói agroflorestas por onde tem passado. Com várias técnicas integradas vem regenerando o bioma com o seu trabalho e promovendo cursos em todo o país.

Após a visita, a comitiva (diretorias da Presidência, Agrícola e Juventude) participou de Seminário no município de Ouricuri, também no sertão, para debater sobre o crédito rural. O seminário foi realizado pelo sindicato do município em parceria com a agência local do Banco do Nordeste. Participaram delegadas e delegados de base de Ouricuri, sindicatos do Polo Sindical do Araripe, coordenadores do agroamigo das agências de Ouricuri e Araripina, além de gerentes do PRONAF.



 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.