FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Documentário sobre a Marcha das Margaridas será lançado dia 4 de março, no Youtube

27/02/2020



O documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, que narra a trajetória de mulheres do movimento sindical rural de Pernambuco, terá estreia ao vivo na próxima quarta-feira, 04, às 10h, no canal da Fetape no Youtube. O endereço para assistir ao vídeo é http://bit.ly/2sfT2yz. A ação inicia os atos do 8 de março – Dia Internacional da Mulher, para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR/PE). A expectativa é de que eventos de lançamento sejam mobilizados nos dez polos sindicais que reúnem municípios das matas norte e sul, do agreste central, setentrional e meridional, do sertão central, do Pajeú, do São Francisco, do Araripe e Submédio São Francisco. O município de Triunfo, no Sertão Central, será o primeiro a realizar o lançamento do vídeo no dia 13 de março, no Cine Teatro Guarany, às 19h.

O documentário de 26 minutos mostra os processos de organização das mulheres rurais a partir do olhar de personagens da vida real, para a 6ª Marcha das Margaridas nos diversos territórios e comunidades de Pernambuco. “O vídeo traz o processo preparatório para Marcha das Margaridas 2019, sabendo que a Marcha não acaba com o ato em Brasília, ela continua nas bases a partir da plataforma política. As margaridas trabalhadoras rurais têm esse compromisso de continuar sempre em marcha. E o vídeo potencializa a nossa construção dentro do sindicalismo e na sociedade, pois, a pauta da Marcha não é feita a cada quatro anos, é uma pauta de fortalecimento das mulheres sobre as lutas delas seja em defesa da agroecologia, de uma sociedade mais justa e tantas outras reivindicações”, destacou a diretora de Política para Mulheres da Fetape, Adriana do Nascimento.

O vídeo - As três personagens são as agricultoras familiares Arlinda Antônia, Vanessa Alves e Cícera Nunes, de diferentes gerações, que vivenciaram momentos distintos da construção do MSTTR. Arlinda é uma liderança sindical de Santa Cruz da Baixa Verde, que se dedica há mais de 40 anos à luta do movimento sindical; Cícera é sertaneja de Serra Talhada e a primeira mulher presidenta da Fetape; e Vanessa é uma jovem de 24 anos, do município de Caetés, no Agreste, que inicia a militância sindical na região em que nasceu.

O filme trata de temas importantes para o campo e a sociedade em geral, como a agricultura familiar de base agroecológica, a participação política das mulheres, a organização, o feminismo, a luta por igualdade de gênero. O curta metragem é dirigido pela cineasta Shaynna Pidori, que tem se dedicado a documentar a história de lideranças femininas do Nordeste do país. Recentemente, a diretora lançou o vídeo Terra de Nazaré, que fala da liderança feminista cearense Nazaré Flor.

“Nós dos movimentos sindicais e sociais precisamos muito ainda registrar e sistematizar a nossa história. Na época que Arlinda iniciou no movimento, as mulheres não tinham sequer o direito de serem sócias. E precisamos misturar essas histórias porque nós mulheres ainda somos muito discriminadas no movimento”, afirmou Cícera Nunes, que entrou jovem no movimento e se tornou a primeira mulher presidenta da Fetape. 

Serviço:

Estreia ao vivo no Youtube
Dia: Quarta-feira, 04 de março
Hora: 10 h
Onde: Plataforma da Fetape Oficial no Youtube - http://bit.ly/2sfT2yz


Lançamento no Polo Sindical do Sertão Central
Dia: 13 de março
Hora: 19h
Onde: Cine Teatro Guarany – Praça Carolino Campos, Triunfo-PE

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br