FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Documentários sobre a luta de trabalhadoras rurais de Pernambuco conquistam festivais internacionais

17/08/2021



Neste mês de agosto, dois curtas-metragens   que contam a trajetória de luta por direitos de trabalhadoras rurais da zona rural de Pernambuco serão exibidos em festivais internacionais.  O Curta “Onde a Luta Começa” foi selecionado e está na programação da IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero, de 17 a 29 de agosto, em formato virtual. Além da exibição haverá debates com os/as realizadores/as pelo canal do evento no Youtube. E o curta “Margarida, Presente!” será exibido no Invicines na Argentina.

Para assistir a Mostra Curta o Gênero (COG) é só acessar o link do Youtube: https://www.youtube.com/c/CurtaOGenero . A diretora do filme, Shaynna Pidori, participará dos debates. “Demos mais um voo, só que agora internacional”, comemora a diretora sobre a participação dos documentários que projetam para o mundo a luta de mulheres do Movimento Sindical Rural de Pernambuco.

Enquanto na 7ª edição do Invicines 2021, o Festival de Cine Social e Comunitário, o curta “Margarida, Presente!” foi selecionado para ser exibido na seção Barro y Semilla (Barro e Semente), no período de 1º a 5 de setembro. O Festival que mostra a história de povos originários e sua memória histórica acontecerá em Córdoba, de maneira presencial, e em formato virtual, por meio do Youtube https://www.youtube.com/channel/UChSYJD4Ci-alxaWenXqpwHw

Curtas“Margarida, Presente!” conta a história da líder sindical Cícera Nunes da Cruz que entrou no movimento sindical ainda jovem e se tornou a primeira mulher presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape). Sertaneja, assentada da reforma agrária no município de Serra Talhada e feminista, Cícera conta sua trajetória no movimento e fala dos desafios das mulheres diante do atual governo antidemocrático e misógino.

“Onde a Luta Começa” narra a história da líder sindical Arlinda Antônia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco. Com mais de 40 anos de vida e prática sindical, ela é uma das referências na luta pelos direitos das mulheres junto a Vanete Almeida, Cícera Nunes e tantas outras mulheres do Sertão Central.


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.