FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Eleições 2020: planejamento de campanha é debatido em curso de formação política

05/08/2020



Organização de Campanha foi o tema do 2º Módulo do Curso Virtual de Formação Política de Pernambuco realizado nesta terça-feira (04), com pré-candidatos e candidatas que contam com o apoio do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), da Fetape, da Enfoc, do Instituto Manoel Santos e dos gabinetes do deputado estadual Doriel Barros e do deputado federal Carlos Veras.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, fez a abertura do módulo e agradeceu as parcerias envolvidas para realização do curso. “A Fetape está contribuindo com vocês nessa questão política e formativa. “Para chegar as candidaturas de eleger Manoel, Doriel e Carlos tivemos várias perdas, mas foram perdas que nos ensinaram a colocar um agricultor a ocupar esses espaços de poder de forma mais qualitativa para seguir com o nosso projeto de sociedade que é a democracia”, pontua a presidenta.  

Esse segundo módulo contou com a participação do educador popular e assessor da vice-presidência da Fetape, Antenor Lima, e do educador popular, Alexandre Botelho (Merrem). A formação trabalhou o planejamento de campanha, a partir das forças e fraquezas de cada pré-candidato e candidata, destacou temas que as candidaturas podem abordar e falou também da organização de equipe para coordenação de campanha, de finanças e de comunicação.

A partir de algumas questões os/as participantes foram provocados/as a pensar sobre a contribuição do seu mandato para a população. “É importante olhar para trás e olhar para seus sonhos, fazer com que eles aflorem, emerjam. Você também precisa olhar para seu lado esquerdo, quais são seus amigos, aliados e parceiros? E precisamos olhar para o lado direito, pois tem muita gente que ataca o movimento social, sindical, que discrimina negros, mulheres, trabalhadoras rurais”, destacou Merrem.

Além disso, refletiram sobre a conexão que há entre o cenário local e federal e como a pandemia ajuda ou atrapalha a candidatura. “É do mesmo jeito que a gente sempre fez campanha? Não é, a gente precisa fazer de outro jeito. Esse ano traz desafios para todo mundo, direita, esquerda, aliados e oposição”, disse Merrem.

Para o educador e assessor Antenor Lima é fundamental identificar se os problemas que o pré-candidato/a identifica no município são os mesmos que a população ‘enxerga’. “Às vezes o problema que você identifica não é o problema que a população está falando. Vamos ouvir o que a população está falando para poder entender como será minha atuação, tanto para defender isso como para aprofundar”, destacou Antenor.

O curso acontece toda terça-feira, de forma virtual, sempre das 9h ao meio-dia. O próximo tema será sobre as estratégias de Comunicação para campanha e legislação.  

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br