FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Famílias do Engenho Dois Rios vão à justiça pela permanência na terra

06/06/2019



Cerca de 60 famílias do Engenho Dois Rios, localizado no município de Goiana, zona da mata norte de Pernambuco, participaram de audiência na 1ª Vara Cível do município na última quarta-feira (05). As famílias são antigos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Usina Maravilha, que decretou falência e demitiu funcionários sem realizar a indenização de direitos trabalhistas adquiridos no período em que atuaram na Usina.

As terras, anteriormente falidas e improdutivas, foram recuperadas pelas famílias que passaram a produzir alimentos para subsistência. Eles também construíram casas. Porém, atualmente, a usina requereu na justiça pedido de desocupação da terra sob alegação de que irá negociar a venda da propriedade para posteriormente indenizar as famílias.

“A posse de boa fé é um direito consagrado na nossa Constituição e não podemos aceitar que a Justiça pense de forma contrária. Além se serem credores, estamos falando de mais de 60 famílias que trabalharam toda uma vida e não tiveram nenhum direito”, afirma a diretora de Política Agrária da FETAPE, Maria Givaneide, que acompanhou a audiência.


Até dia 12 de junho a Fetape apresentará uma proposta aos responsáveis pela Usina, que irá analisar. A próxima audiência acontecerá no dia 18 de junho, que é quando haverá julgamento final da posse. 




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br