FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Famílias rurais de unidades produtivas em Taquaritinga do Norte celebram acesso à terra

20/05/2019



Este último domingo (19), foi de celebração para 31 famílias rurais que conquistaram o acesso à terra para moradia e produção de alimentos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A celebração e festividades pela aquisição de imóveis rurais aconteceu no sítio Errada, no município de Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco. Foram entregues 31 peças técnicas e memoriais descritivos dos imóveis rurais que irão proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de agricultoras e agricultores familiares do Estado.

Das 31 famílias, 15 são da Associação dos Agricultores da Unidade Produtiva Sindicalista Manoel Santos, da Fazenda Primavera I, que ocupa uma área de 164,57 hectares; e 16 famílias são da Associação dos Agricultores da Unidade Produtiva Aroeira, da Fazenda Primavera II, com 158,94 hectares. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões para as duas unidades produtivas. Os lotes foram individualizados a partir de um trabalho de georreferenciamento realizado pelo Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe).  As escrituras foram cedidas pelo Banco do Nordeste, que dá segurança jurídica para o acesso às políticas públicas de desenvolvimento rural e que contribuem com a melhoria da qualidade de vida.

A Unidade Produtiva Sindicalista Manoel Santos presta homenagem ao grande líder do movimento sindical rural de Pernambuco e do país. Nascido em Serra Talhada, Manoel dedicou sua vida à luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e agricultores e agricultoras familiares. Em sua trajetória ocupou a presidência da Fetape e da Contag, a maior confederação de trabalhadores rurais na agricultura na América Latina. Elegeu-se deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), onde dedicou seu trabalho para as conquistas para o povo do campo, apoiando o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa de Alimentação Escolar (PAA), entre outras políticas de fortalecimento para o desenvolvimento local, como a agroecologia e a Reforma Agrária.

“A reforma agrária não é só o acesso à terra. É também o acesso a um conjunto de políticas públicas que vem a melhorar a qualidade de vida de nossos agricultores e agricultoras”, afirma a diretora de Política Agrária da Fetape, Givaneide dos Santos, que esteve presente ao ato que homenageou Manoel Santos.  

A iniciativa é promovida pela Fetape, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Taquaritinga do Norte, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município.

PNCF - Desde 2003, o Programa Nacional de Crédito Fundiário já beneficiou 2.912 famílias de agricultores e agricultoras familiares no Estado de Pernambuco.  No total, 224 unidades produtivas foram adquiridas, o que corresponde a mais de 58 mil hectares de terra. Somente em Pernambuco os investimentos somam mais de R$ 68 bilhões para aquisição de terras e investimentos produtivos.  




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br