FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Famílias da zona rural recebem alimentos, máscaras e álcool em gel pela campanha solidária Agricultura Familiar: Cuida da Terra, Alimenta o Mundo

14/05/2020



Na última semana foram realizadas várias ações solidárias nos municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco envolvendo a Fetape e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRs), através da Campanha Agricultura Familiar: Cuida da Terra, Alimenta o Mundo. Essa campanha teve início no dia 19 de abril e desde então já fez a entrega de cestas básicas, alimentos perecíveis, máscaras e álcool em gel para famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pela Covid-19.

No Agreste Central, o STR de Bezerros doou mais de 100 kg de arroz, feijão e fubá para a elaboração de marmitas solidárias distribuídas em Caruaru. No município do Brejo da Madre de Deus a mobilização de alimentos aconteceu em conjunto com outras instituições. Os alimentos foram destinados às famílias da zona rural do município. O STR de Caruaru também fez doação de alimentos para a ação das marmitas realizada em parceria com o MST.


Já no Agreste Meridional, o Dia das Mães (10 de maio) foi celebrado com a entrega de 300 marmitas e sobremesa pela Campanha Mãos Solidárias: Cuidam da Terra, Alimentam o Mundo da Frente Brasil Popular do Agreste Meridional. Cada prato rico em alimentos saudáveis, em cores, também levou carinho, acolhida e afeto à população que se dirigiu ao Centro Social da Fetape Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, onde as marmitas são entregues diariamente desde o início da pandemia.


No município de Águas Belas, também no Agreste, o sindicato e a Diretora de Organização e Formação Sindical da Fetape, Jenusi Marques, e o deputado estadual Doriel Barros fizeram a entrega de doações de lençóis, álcool em gel e máscaras a algumas comunidades atingidas pelas enchentes do Rio Ipanema no último sábado (9). Outra ação, foi dialogar com o povo do campo e da cidade sobre a pandemia no programa de rádio do STR de Águas Belas.

“A campanha solidária precisa ser ampliada para outros municípios, pois há uma quantidade grande de pessoas precisando, para isso, precisamos nos organizar e ampliar essa rede de solidariedade, aumentando as doações e arrecadações”, destacou Jenusi.



Na região do Sertão do Araripe, a campanha distribuiu máscaras confeccionadas com tecidos para proteção contra a Covid-19, para famílias da zona rural nos municípios de Granito e Santa Filomena. A iniciativa contou com apoio da Comissão de Juventude Rural de Granito, e em Santa Filomena contou com a parceria do vereador Ailton Costa do Sindicato.



No Sertão do São Francisco, o STR de Lagoa Grande fez a coleta de 2.000 quilos de frutas mistas no Assentamento Ilha Grande do Pontal em parceria com a prefeitura do município, no dia 12 de maio. Os alimentos arrecadados: bananas, mamão, coco verde, abóbora serão doadas as famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pela pandemia. O Sindicato fez também distribuição de álcool em gel e 210 máscaras para as famílias do assentamento e também nos locais onde ficam as balsas que trafegam as pessoas para a Ilha.

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br