FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Feira agroecológica desperta interesse de pessoas em busca de saúde e alimentos de qualidade

06/09/2019




A feira acontece todas às quintas-feiras, das 7h às 11h, no estacionamento da Fetape

A feira agroecológica que começou nesta quinta-feira (5), na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), contou com uma ampla participação de estudantes, moradores e profissionais de empresas do entorno do bairro da Boa Vista, além dos funcionários da Federação e parceiros. A feira proporcionou aprendizados sobre cuidados com a saúde, a partir do consumo de alimentos saudáveis, livre de venenos.



O agricultor familiar Luiz Damião, do município de Lagoa de Itaenga, chegou animado para organizar sua produção na banca e ver a feira se tornar realidade. “ Sonho que se sonha só é somente sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”, disse. Damião e os demais produtores e produtoras ofertaram uma diversidade de produtos in natura e beneficiados como frutas como bananas, abacaxis, maracujás, limão galego, laranjas, além de hortaliças (alfaces, coentro, manjericão, rúcula), tubérculos (inhames, batata doce) e produtos beneficiados (mel, geleias, compotas de doces, bolos e pães).

Mesmo com toda essa diversidade, o agricultor ressaltou que as pessoas podem sentir falta de algum alimento, pois quem trabalha com agroecologia respeita o ciclo natural da terra, diferente dos supermercados e grandes mercados que oferecem o mesmo produto o ano todo. “Muitas vezes compramos uma fruta como a manga o ano inteiro num supermercado, mas será que a época é realmente de uma manga boa? O fruto não dá a todo tempo, por isso devemos aprender com o tempo da natureza”, explicou.
Quem foi à feira buscou saúde e alimento de qualidade. Como a empreendedora e proprietária de um restaurante na rua Gervásio Pires, Karla Mergulhão. “São produtos de qualidade, agroecológicos, muito importantes para a saúde. Além do que dá a oportunidade aos feirantes do estado de Pernambuco” disse.

Assim como a empresária, o engenheiro aposentado Ricardo Ferreira valorizou o espaço e o trabalho dos agricultores e agricultoras. “Dou o maior valor a luta dos camponeses por uma agricultura familiar sem agrotóxicos. Estava sentindo falta aqui no centro da cidade de uma feirinha como essa. A gente vai poder comer comida de verdade que alimenta o campo e a cidade, e não comida envenenada. Muito boa a iniciativa da Fetape”, afirmou Ricardo.

O diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis, disse que a feira superou as expectativas e parabenizou o protagonismo dos agricultores e agricultoras. “Ficamos muito felizes porque estamos cumprindo a etapa de mostrar para a sociedade que a agricultura familiar leva esse alimento de qualidade para a casa das pessoas”.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, destacou a importância da feira para escoar a produção da agricultura familiar no estado de Pernambuco, que hoje é composta por mais de 1,5 milhão de agricultores e agricultoras. “Esses agricultores e agricultoras precisam viver bem e com qualidade no campo. Por isso, temos lutado por políticas públicas para que a agricultura familiar tenha espaço e recurso público”, destacou.

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br