FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Feira da Agricultura Familiar é uma das atrações da 78º Exposição de Animais

14/11/2019



Uma feira com produtos da agricultura familiar será uma das atrações da 78º Exposição de Animais, que acontece entre os dias 15 e 24 de novembro, das 9h às 21h, na avenida Caxangá, nº 2200, no bairro do Cordeiro. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) será uma das entidades expositoras. Artesanato, frutas e verduras sem veneno e produtos beneficiados como mel, açúcar, bolos e café são alguns dos produtos que serão oferecidos por associações e cooperativas de agricultores/as familiares do Estado.

A agricultora e vice-presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Engenho Conceição e São José (ASCONSAJ) de Sirinhaém, na Mata Sul, Rachel Nicolau, avalia a participação na feira como uma oportunidade de divulgar o trabalho da agroecologia. “A gente não participa de feira só para vender. Mas a gente tem que explicar a origem do produto, pois estamos levando saúde para a população”, afirma. Ela comercializa semanalmente em duas feiras e diz que o segredo para fidelizar o cliente é manter a qualidade dos produtos. “Se eu for fazer um bolo e não tiver o óleo de coco natural, eu prefiro não fazer do que usar um produto industrializado”, explicou.

A expectativa da Fetape é mobilizar cerca de 30 agricultores e agricultoras que durante a Feira vão se revezar para expor seus produtos. Do Sertão teremos a rapadura e os vinhos de Triunfo, as bijuterias com sementes de Flores, as redes e tapetes de Tacaratu, o mel de São José do Egito, além de uma diversidade alimentos in natura e beneficiados de agricultores e agricultoras da zona da mata.

"É muito importante estarmos neste espaço onde acontece uma exposição que já é consolidada no calendário da cidade. Para os agricultores e agricultoras familiares significa oportunidade de dialogar com a população da capital e de todo o Estado e de mostrarmos a nossa produção de alimentos agroecológica, sem venenos. E, ainda, gerar renda", destaca a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

O espaço da Agricultura Familiar é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado e suas entidades vinculadas: Adagro, Ceasa, IPA, Iterpe e ProRural. A realização da 78º Exposição de Animais é da Sociedade Nordestina de Criadores.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br