FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape, Celpe e o deputado estadual Doriel Barros anunciam parceria para garantir acesso à energia mais barata no Campo

30/06/2021



Nesta quarta-feira (29), a Fetape e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciaram o Acordo de Cooperação Técnica Nº 02/2021 que visa assegurar o direito dos produtores rurais de acessarem os benefícios tarifários social ou rural. A articulação foi proposta pelo atual Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - ALEPE, o Deputado Estadual Doriel Barros (PT/PE), após apresentação do Projeto de Lei Nº 1936, e uma indicação para que a conta de energia ficasse mais barata para a população do campo. O Acordo foi anunciado durante a realização do 2º Conselho Deliberativo Virtual da Fetape.

O parlamentar destacou entre os principais objetivos da Cooperação garantir uma energia mais barata, a participação do sindicato rural no cadastramento do agricultor e da agricultora e encaminhamento junto a Celpe de toda a documentação necessária para acessar o benefício.

“Esse é o nosso compromisso e nossa luta no gabinete para que a gente consiga fazer com que todas e todos que têm direito possam acessar a tarifa rural ou social. Muita gente paga uma energia mais cara do que aquilo que está na lei. E outras pessoas que tinham tentado e não tinham conseguido mudar a sua identificação. O quilowatt de energia para trabalhador rural é mais barato do que para as pessoas que vivem na cidade. Além disso, com esse Termo, reconhecemos o sindicato como instrumento para essa representatividade”, afirmou o deputado Doriel Barros.

A analista de Relações Institucionais da Celpe e coordenadora do Convênio, Priscilla Primo, reforçou a satisfação em apoiar agricultores e agricultoras familiares e trabalhadores rurais, e destacou a importância do apoio da Fetape e do deputado nessa missão. “Queremos intensificar o cadastramento de tarifa social e rural com atividades de agricultura e irrigação. No próximo dia 27 de julho, faremos um seminário e vamos trazer mais detalhes de como fazer a adesão a esse benefício. Espero que essa seja a primeira de muitas iniciativas em conjunto”, disse a representante da Celpe que participou do Conselho por meio de plataforma virtual.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, falou da importância dessa parceria e agradeceu ao deputado Doriel Barros por ter construído a articulação. “Por meio desse acordo, a gente vai melhorar a vida de muitas pessoas no campo. Será fundamental para garantia de emprego, produção e comercialização, e vai fazer com que agricultores e agricultoras possam melhorar de vida, principalmente, nesse momento de aumento de energia. Essa articulação passa pelos sindicatos e vai ajudar muito na campanha do Sindicato de Portas Abertas, que é uma campanha nacional realizada pelo movimento sindical rural visando aproximar o sindicato da sua base”, avaliou Cícera Nunes, presidenta da FETAPE.

 

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]