FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape conclui mais uma etapa do Curso de Formação Política da Enfoc-PE sobre Eleições

16/09/2022



O segundo módulo da 8ª Turma Estadual do Curso de Formação Política “Fetape 60 anos: Juntas/os pelo Brasil, pela Democracia e Contra as Violências” da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, na Zona da Mata Norte. A formação contou com a participação de lideranças sindicais de dez Polos Sindicais do estado, da direção da Fetape e convidados/as.



O segundo módulo foi o momento de analisar o cenário eleitoral e avaliar e monitorar as ações realizadas na primeira fase  de apoio ao projeto político em defesa da agricultura familiar agroecológica. “Ao todo foram 97 planejamentos realizados nos Polos. Durante esses dias  podemos perceber o que ainda nos desafia nesta campanha. Foi um monitoramento bastante positivo”, avaliou a diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques.



As assessorias das candidaturas orgânicas do deputado federal, Carlos Veras, e do deputado estadual, Doriel Barros, ambos concorrem ao segundo mandato,falaram sobre as pautas importantes que os parlamentares  defenderam em quatro anos, e como o Movimento Sindical Rural tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.


“Foi esse processo de formação e conscientização política que possibilitou eleger um sindicalista como presidente do Brasil. Por isso, quando estamos na comunidade, é importante explicar porque a Previdência Social existe, porque a cisterna não está chegando nas comunidades rurais.”, observou o deputado federal, Carlos Veras.

“O nosso compromisso é com um projeto político em defesa da agricultura familiar agroecológica, da democracia e da esperança”, enfatizou o deputado Doriel Barros, autor de projetos importantes como a CNH Rural e o projeto de segurança e combate à violência no campo.



Acompanhados da direção da Fetape e do presidente da Contag, Aristides Santos, os parlamentares assinaram a Carta Compromisso da “Campanha Contra a Violência no Campo: em Defesa dos pPovos do Campo, das Águas e das Florestas”, que está sendo realizada pela Contag e é direcionada aos candidatos e candidatas às eleições de 2022.



“Esse é o momento de irmos para a comunidade e dizer a verdade. De que lado estamos, qual projeto político defendemos e quem está do nosso lado junto com o presidente Lula, que será reeleito no dia 2 de outubro, e vai trazer de volta as políticas públicas que o campo precisa para viver com mais dignidade”, finalizou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.