FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape conclui primeira etapa das Jornadas Formativas da Campanha Sindicato de Portas Abertas

27/08/2021



O fortalecimento do Movimento Sindical Rural de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) também se deve a educação popular e transformadora promovida por meio de ações nas comunidades e sindicatos rurais. Com esse sentimento de transformação da sociedade foi realizada a 1ª Jornada Formativa nos Polos Sindicais do Agreste (23), Mata (24) e Sertão (25). As Jornadas são planejadas e promovidas em Pernambuco pela equipe pedagógica da Fetape, Diretoria de Organização e Formação, sindicatos, a Rede de Educadores e Educadoras Populares e a Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC).



O debate apontou os desafios do atual cenário no país, que impactam na vida dos agricultores e agricultoras familiares, e qual é o papel do sindicato para fortalecer o trabalho de base. “A Escola tem se reinventado nesse processo de pandemia, sem perder seus princípios que norteiam esse processo de formação na própria Escola e nos estados”, avaliou a diretora de Organização e Formação, Jenusi Marques.



Nessa primeira etapa, educadores e educadoras dialogaram sobre como construir nos municípios os caminhos junto a direção do Sindicato para fortalecimento da Campanha Sindicato de Portas Abertas. “A ENFOC tem fortalecido o movimento sindical e a importância da campanha Sindicato de Portas Abertas. Fortalecer a questão formativa e aproveitar esses espaços pra aprimorar nossa vivência como seres, pessoas, família. Esses ensinamentos ficam pra nossa vida inteira”, declarou a presidenta Cícera nunes.

O próximo encontro das Jornadas acontecerá no mês de setembro.  O secretário de Formação da Contag, Carlos Augusto Silva, falou sobre a capacidade coletiva desses processos de formação. “As Jornadas mostraram a nossa capacidade coletiva. E a Escola está fazendo seu papel de animar para que possamos organizar a nossa base, combater a desigualdade social e fazer como que nosso povo possa se organizar mais pra enfrentar essa conjuntura contraditória”, conclui o secretário.



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.