FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


FETAPE debate os desafios da agricultura familiar com o secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário de PE, Claudiano Martins Filho

10/02/2021



Federação entregou um documento que aponta prioridades para a agricultura familiar, a partir da continuidade de programas e projetos que vêm sendo construídos entre a SDA e os movimentos do Campo

A diretoria da Fetape recebeu nesta quarta-feira (10), a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA) do governo de Pernambuco, Claudiano Martins Filho, do deputado estadual Doriel Barros (PT) e do deputado federal Carlos Veras (PT), na sede da Federação, no bairro da Boa Vista, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança contra covid-19.

O diálogo retomou pautas de programas e projetos que vinham sendo construídos e implementados pela Secretaria e órgãos vinculados como a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), e a necessidade de ampliação de recursos voltados à agricultura familiar no Estado.



O documento construído e entregue pela Federação destacou a conclusão e a implementação do Programa Pernambuco que Alimenta, a regulamentação e implementação das Leis aprovadas na ALEPE que instituiu o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF) e a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, entre outras questões.  A carta também destacou a pandemia e a necessidade de assegurar a vacinação contra covid-19 para toda população rural.

Após receber em mãos a Carta, o secretário falou de pontos prioritários da gestão. “Estamos numa semana de transição, mas a nossa primeira orientação foi de execução das emendas parlamentares para dar uma agilidade na questão das emendas. Temos os programas também, como o de barragens. Vamos chamar a Fetape e dar prioridade aos movimentos sociais. Eu conheço a Fetape de fato e sei que é um trabalho de ponta. Convido a Fetape pra ir na secretaria ver os programas em andamento. O nosso compromisso é que vamos continuar”, enfatizou o secretário Claudiano Martins Filho.  

Sobre o orçamento previsto para as pautas da agricultura familiar, o deputado estadual Doriel Barros lembrou que a demanda é superior ao aporte financeiro, mas aproveitou para cobrar o avanço em políticas públicas para a população rural. “ A Fetape tem uma história de vida, a muito tempo ela vem fazendo essa luta política por respeito a população rural e para que as políticas públicas cheguem a população que mais precisa. Temos possibilidades de avançar nessa pauta da agricultura familiar, e espero que a gente consiga também tirar coisas novas”, destacou o deputado.

Sobre o aspecto da violência promovida por grileiros na mata sul, o deputado federal Carlos Veras falou da necessidade de proteção à população que vem sofrendo ataques. “É muito importante esse olhar de vocês. Pois, já caminhamos sem o MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário], sem recurso para assistência técnica, sem organização da produção. Então, tanto Doriel quanto eu, estamos à disposição para pressionar o governo e fazer chegar as políticas para o campo”, observou Veras.

Movimento sindical rural pede prioridade para as pautas da agroecologia – A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, falou do momento de pandemia em que o campo enfrenta dificuldades para a produção de alimentos e a volta da fome no país, da importância de subsídios para a população rural continuar a plantar alimentos saudáveis e cobrou apoio para a Fetape continuar a luta em defesa de homens e mulheres rurais.

“Somos 174 sindicatos que fazem a Federação. Estamos nessa construção no Estado há 58 anos. Sabemos dos limites orçamentários, mas a população do campo precisa de subsídios para continuar seu plantio. E uma secretaria de Desenvolvimento é um instrumento importante para fortalecimento dessa economia. Mesmo que o recurso seja pouco, precisamos investir para garantir alimentos saudáveis na mesa das pessoas”, concluiu.  

Também participaram da reunião, o secretário executivo de Acompanhamento e Gestão da SDA, Antônio Dourado, o secretário executivo de Agricultura Familiar, Humberto Arraes, o presidente do IPA, Kaio Maniçoba.

O secretário e as autoridades presentes firmaram o compromisso de continuar o diálogo e definiram uma nova agenda de reunião para o mês de fevereiro, com o objetivo de discutir os pontos da pauta entregue.

Foto: Ildebrando Gutemberg

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br