FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape discute o fortalecimento da Agricultura Familiar com o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado

21/05/2019



A direção da Fetape se reuniu ontem (21) com o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Dilson Peixoto, para tratar de uma pauta voltada para o fortalecimento da agricultura familiar. O encontro ocorreu na sede da Federação, no bairro da Boa Vista, e também contou com a presença do deputado estadual Doriel Barros, da diretoria da Fetaepe, além de assessores e assessoras.

A pauta de reivindicações aborda uma série de propostas relacionadas ao fortalecimento das ações de convivência com o Semiárido, agroecologia, acesso à terra, comercialização, reestruturação sócioprodutiva da Zona da Mata, além de apoio à Marcha das Margaridas 2019 e a estruturação das entidades governamentais ligadas ao campo como o IPA, o Iterpe e a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, destacou que os itens da pauta não são novos e já foram apresentados ao Governo Estadual em diálogos anteriores, através do Grito da Terra e de outros espaços. Ela também pontuou que essa é a primeira reunião após o resultado das eleições de 2018 e que a expectativa da Federação é que outras reuniões sejam realizadas este ano.

“A Fetape tem feito audiências, grandes Gritos da Terra, não temos deixado de cobrar, mas falta mais prioridade do governo. E nesse momento, com a ameaça de perdas de direitos, é fundamental que a gente possa fortalecer as políticas que melhorem a vida das pessoas do campo”, destacou Cícera.

O secretário Dilson Peixoto avaliou a reunião como muito positiva e assumiu o compromisso de discutir todos os itens da pauta em conjunto com a Secretaria Executiva da Agricultura familiar (SEAF) e as entidades vinculadas como o IPA, o Iterpe, a Ceasa e a Adagro.

“A gente tem uma missão que foi delegada pelo governador que já era o que a gente imaginava que é fortalecer, em todos os sentidos possíveis, a agricultura familiar. E essa reunião com a direção da Fetape foi muito importante nesse sentido. A Fetape, pela dimensão que tem, pela representatividade política que tem, pela quantidade de sindicatos dos trabalhadores, é e será um grande parceiro. Então essa reunião de hoje trouxe uma pauta extremamente clara, extremamente precisa e necessária pra gente pensar em como vai dinamizar a agricultura familiar”, pontuou o secretário.

Foto: Idelbrando Gutemberg




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br