FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape e Compesa iniciam parceria em prol do abastecimento de água na zona rural

13/12/2019



A Fetape iniciou um diálogo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para construção de uma parceria visando garantir o abastecimento de água tratada nas comunidades rurais de todo o Estado. A meta é universalizar o acesso a esse direito humano nos próximos 20 anos. Na última terça-feira (10), a direção da Federação se reuniu com os representantes da Diretoria de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Sérgio Murilo Guimarães e Irageu Fonseca, para debater a etapa de cadastro das comunidades que serão atendidas pelo programa. 

O programa faz parte da política pública de abastecimento de água do Estado e prevê usar todas as possibilidades de abastecimento de água tratada na zona rural seja pelas estratégias dos canais e adutoras, ou pelos próprios arranjos locais como microbacias, os mananciais já existentes da Compesa e outros que poderão ser estruturados como poços e todas as tecnologias possíveis.

“A Fetape vem historicamente pautando a convivência com o Semiárido e almeja chegar a um Semiárido perenizado, com mais águas, com as diversas tecnologias sociais e as diversas infraestruturas necessárias para a região e percebe que esse programa de abastecimento/saneamento de água da Compesa se tornará uma estratégia de terceira água para o abastecimento humano”, destaca o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, ressalta que o direito à água é uma das bandeiras do movimento e que a Federação vai articular os sindicatos para que eles se envolvam com essa ação em cada município e articulem outros parceiros locais para a mobilização social e participação do programa. “Esse e é um início de uma parceria onde chegaria, por meio da Compesa, uma política de abastecimento de água que vai contribuir para a melhoraria da qualidade de vida e a saúde das famílias do campo”, ressaltou.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br