FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape e Contag realizam terceira Oficina de Base em Triunfo, no sertão pernambucano

23/10/2019



 “Na questão do desenvolvimento eu tô achando que tá pior. Assistência médica, o povo tá morrendo na fila. O governo tirou o Programa Mais Médicos que era um programa muito importante. Na minha cidade mesmo, perto da camisa casa, nos tinha médico de Cuba e hoje não tem. Quando tem é um dia e oito não”, diz Seu Fernando Gomes, da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Tabira durante a Oficina de Base que começou nesta terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24), em Triunfo, no sertão do Estado.

 A situação exposta por seu Fernando reflete a realidade que muitos trabalhadores e trabalhadoras do campo vivenciam nos últimos 3 anos a partir da retirada de políticas sociais pelos governos de Temer e de Bolsonaro. Ouvir os sindicatos sobre as dificuldades que enfrentam nesta atual conjuntura e que refletem na vida sindical faz parte da estratégia das Oficinas de Base que estão sendo realizadas em todo o País pela Contag e Federações.

“Vamos fazer de tudo para que esse modelo atual de governo federal acabe logo. O Nordeste é a região que tem mais agricultura familiar, mesmo com todas as dificuldades que vocês trouxeram. Dados do Dieese mostram que a maior parte de titulares das DAPS em PE são jovens e mulheres, o que revela que precisamos atrair e motivar esse público para a organização sindical”, destacou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

O presidente da Contag, Aristides Santos, destacou que o atual governo prepara mais um ataque aos trabalhadores e trabalhadoras rurais que é a reforma sindical e que só com união o movimento será capaz de enfrentar mais esse desafio. “A organização sindical passa para muitos desafios. O resultado da reforma da previdência é algo que serve para o reconhecimento do quanto nós fizemos e somos fortes. Valorize cada pessoa que você conversou, mesmo neste momento de um verdadeiro terremoto, estamos resistindo e lutando pela garantia de nossos direitos e da nossa constituição de 1988”, destaca Aristides.

Ao todo serão 116 oficinas em todo o país, das quais 54 já foram feitas. Em Pernambuco, esta é a terceira oficina de base com representantes de três Polos: Sertão Central, Sertão do Pajeú e Sertão do Submédio São Francisco. Até o final do ano, a Contag e a Fetape vão realizar mais duas oficinas com representantes do Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco e as Matas Sul e Norte.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br