FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape lança Marcha das Margaridas 2015 durante Reunião do Conselho Deliberativo

02/03/2015

Cerca de 400 dirigentes sindicais de todo o estado estarão reunidos amanhã (03) e quarta-feira, na 1ª Reunião do Conselho Deliberativo, no Centro Social da Fetape, em Carpina. Dentre os assuntos de pauta, destaque para a apresentação do Planejamento Estratégico da Gestão 2014/2018 e do Calendário de Atividades do 1º Semestre deste ano. Também, na tarde do primeiro dia,  a Diretoria de Política para as Mulheres da Federação juntamente com o Coletivo de Mulheres fará o lançamento da 5ª Marcha das Margaridas 2015, uma ação de âmbito nacional, que envolve mulheres do campo, da floresta e das águas.
 

Promovida pelo Movimento Sindical Rural e parceiros, a Marcha das Margaridas, hoje, é a maior mobilização de trabalhadoras rurais do país, que tem como lema “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Liberdade e Igualdade”, e vem se consolidando, a cada edição, na reivindicação e na denúncia; propondo e negociando ações e políticas públicas para as mulheres. 
 

A Marcha surgiu por uma necessidade de as trabalhadoras rurais lutarem para avançar no combate à pobreza, no enfrentamento à violência contra as mulheres, na defesa da soberania alimentar e nutricional e na construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de raça e de etnia, sem homofobia e sem intolerância religiosa.
 

De acordo com a Diretora de Política para as Mulheres da Fetape, Maria Jenusi Marques da Silva, a expectativa é que a Marcha deste ano se supere o número de participantes da anterior, que contou com 70 mil agricultoras e agricultores . “Nos lugares onde temos passado, nas reuniões mais gerais ou de planejamento da Marcha, estamos vendo o quanto as pessoas estão motivadas em vivenciar essa grande mobilização.”
 

Jenusi lembra que o sucesso da Marcha não depende apenas do Movimento Sindical Rural. “As parcerias estabelecidas com outras instituições são fundamentais para que se faça uma grande Marcha, com a participação coletiva”.
 

Nos eixos temáticos da plataforma política da pauta da Marcha, as mulheres trabalhadoras rurais reivindicam:

-    Biodiversidade e democratização dos recursos naturais - bens comuns
-    Terra, água e agroecologia
-    Soberania e segurança alimentar e nutricional
-    Autonomia econômica, trabalho, emprego e renda
-    Saúde pública e direitos reprodutivos
-    Educação não sexista, sexualidade e violência
-    Democracia, poder e participação política

 

“A marcha tem sido muito importante para o empoderamento e a elevação da autoestima da mulher do campo. Essa mobilização fortalece a participação nos espaços de controle social e de ação política. A cada Marcha, quanto mais as mulheres conquistam, mais  elas ficam entusiasmadas.”, avalia Jenusi.


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br